Atitude Poderosa, é possível? • ACIC Cianorte

Atitude Poderosa, é possível?

TALENTO1

TALENTO1

Por: Israel Elias

Durante nossa jornada aqui neste mundo, falamos e ouvimos muitas vezes a palavra atitude, mas será que sabemos o que ela realmente significa? O que ela quer dizer na essência?

Vamos entender que atitude não significa necessariamente movimento. Se eu decido não trabalhar hoje, de certa forma meu comportamento foi uma atitude. Agora, atitude poderosa definiremos como ação, ou seja, fazer acontecer. Ela vem de uma motivação interna que impulsiona essa ação. Você conhece uma pessoa de ação? Aquela que em uma reunião corporativa é chamada, pois sabem que se ela coordenar o projeto, com certeza irá até o final? Há uma frase do Dale Carnegie Training que diz, “Conheço pessoas de ação, que sempre serão de ação, porque sempre terminam aquilo que começam”. Atitude Poderosa é quando termino aquilo que começo.

Qual é o dia da mentira segundo o calendário? Provavelmente você pensou no 1º de abril. Realmente no papel está correto, mas, na prática, o dia da mentira é 1º de janeiro, pois é nesta data que mais pactos e juras são feitas. Farão promessas como ler no mínimo dez livros no ano, poupar 10% de suas rendas, dieta para emagrecer e por aí são feitas muitas promessas. Passados dois meses do início do ano, percebem que estão com os velhos hábitos de sempre e alcançando os mesmos resultados.

Lidar com atitudes não é uma tarefa fácil, o comportamento humano tem surpreendido a cada dia; você se propõe a um projeto, enxerga ele como um todo, mas no momento da execução, sua atitude é limitada. Por que isso ocorre?

Pare e pense em quantas coisas você já planejou, pensou e até iniciou, mas a motivação para colocar em prática durou pouco tempo. Quantas vezes você já iniciou a prática de exercícios em uma academia, mas desistiu depois de alguns meses? Por que algumas pessoas têm sucesso na sua carreira e outras não? O que diferencia uma da outra?

Uma pesquisa realizada pela Right Management com 5.685 pessoas revelou que 48% dos entrevistados estão insatisfeitos com o trabalho. Outras pesquisas aumentam o percentual para 55%. Percebemos que a falta de atitude poderosa é um grande problema dentro das empresas, pessoas frustradas não conseguem colocar em prática aquilo que determinam para sua vida.

Winston Churchill disse certa vez sobre atitude, “Atitude é uma coisa pequena que faz uma grande diferença”.
Alguns costumam dizer que “querer é poder”, na verdade todo mundo quer, mas poucos decidem alcançar um objetivo, decisão é poder. Após a sua decisão, você precisará definir onde quer chegar, mirar o seu alvo e atacar.

Pense no foguete em uma viagem ao espaço sideral, os primeiros minutos do voo são cruciais para o sucesso da missão, ele precisa utilizar toda sua potência para conseguir sair da atmosfera, toda sua energia é utilizada nesse momento, todos os cuidados da missão são intensificados nesta etapa, assim que o foguete consegue se livrar da atmosfera, os seus motores diminuem e a nave espacial já voará tranquilamente na velocidade espacial, ou seja, cerca de 27 mil km por hora. Mas para chegar a essa altitude, primeiro precisará dar o máximo de si.

Quando você tem um objetivo será da mesma forma, nos primeiros dias da mudança, usará todo o seu gás, toda sua energia, a resistência tentará parar você, mas persista até conseguir entrar na órbita desejada e diminuir a potência, pois assim você estará em uma velocidade acima da média.

Conte para as pessoas de seus sonhos e objetivos, indiretamente você fará um compromisso com elas; assim será mais complicado desistir. Blinde-se dessa onda de frustração que as pessoas costumam ter dizendo que nunca conseguirá fazer algo.

Crescer dói, mas é recompensador. Quanto mais suamos no treinamento, menos sangraremos no campo de batalha. A regra da vida é clara, você paga primeiro e brinca depois. O Dr. Robert Schuller, escritor e autor motivacional disse: “Melhor ter uma meta grande e fracassar, do que nunca tentar coisa alguma e ser uma nulidade!”.

Viktor Frankl (1983), discípulo de Freud e Adler, foi pioneiro ao se insurgir contra o reducionismo e mecanicismo da psicologia e psiquiatria, é criador da Logoterapia, que é baseada na filosofia que desenvolveu enquanto estava no campo de concentração, ela ensina que a liberdade humana é tanto interna quanto externa. Mas para isso funcionar você precisa de duas coisas: ter razão para viver, ou seja, o propósito, e acreditar que você tem escolhas. Muitos dos problemas da humanidade são resultados de más escolhas.

Hoje, você tem a escolha em suas mãos, então a pergunta que faço é, qual atitude você terá? Atitude passiva ou atitude poderosa? Henri Louis Bergson disse, “Pense como uma pessoa de ação e aja como uma pessoa que pensa”.

Aproveite as oportunidades que lhe aparecem a cada dia, se você acordou pela manhã bem e com saúde, já está melhor que grande parte da população mundial. Se tens uma casa aconchegante mesmo que pague aluguel, está melhor que muitos que não tem moradia. Se na sua casa tem computador, internet e alguns livros, você é muito privilegiado. Provavelmente seu país não está em constante guerra como no oriente médio e é provável que você não tenha que correr todos os dias atrás de um caminhão-pipa para conseguir um pouco de água potável. Se você não precisa ir até um rio para lavar suas roupas e ainda possui um meio de transporte para suas necessidades, você é mais abastado que outra parcela mundial.

Faça, inspire, viva, deixe seu legado nesse mundo, o melhor ainda está por vir.

Grande abraço.

Israel Elias
Palestrante
www.israelelias.com.br
contato@israelelias.com.br

Compartilhar