X

Jubileu de Ouro da ACIC Cianorte – Uma História Atuante e Vitoriosa

DSC09833 reduzida1

Meio século de história que se confunde com a história do próprio município, a ACIC Cianorte é um ícone do desenvolvimento municipal e regional. Testemunho vivo de 50 anos de progresso e da união de pessoas que investiram na cidade.

Por: Lenir Guilhem

No próximo dia 12 de maio a Associação Comercial e Industrial de Cianorte completa 50 anos de existência. O que isso significa para nossa cidade? Muito, se consideramos que Cianorte completará em 2013, 60 anos, dos quais cerca de 80% foram impulsionados de forma direta ou indireta pela Acic Cianorte, através de seu incentivo à indústria, ao comércio e a prestação de serviços.

A ACIC Cianorte foi fundada em 12 de maio de 1963, devido a necessidade de representação da classe empresarial da cidade, que entrava em um período de expansão comercial e industrial, e teve sua primeira reunião realizada à rua Piratininga, s/nº, em prédio gentilmente cedido pelo senhor João Mafra, onde foi eleita sua diretoria e aprovado seu estatuto. A reunião teve a presença do prefeito municipal da época, senhor Antonio Rodrigues da Mota, que na oportunidade exaltou a personalidade daqueles que se prontificaram em preencher o que seria em suas palavras, descritas em Ata de mesma data, como uma entidade defensora da classe empresarial, que bem orientada deveria ser “um baluarte em defesa não só dos interesses dos empresários, como também do município”. Na mesma oportunidade o então presidente da ACIC, Albino Turbay, disse que uma organização como a ACIC poderia ser, não com atos ditatoriais, mas sim com a união entre todos, um elo para o fortalecimento da classe empresarial do município. “Esta associação deverá ser irmanada com um só ideal entre os seus sócios: o ideal de progresso para o bem não só da mesma, como de Cianorte, do Paraná e do Brasil”.

Nos seus primeiros anos, funcionando em diversos endereços em prédios locados, a ACIC acalentava o sonho de ter sua própria sede. Segundo os registros históricos da Associação, na época com menos de 100 sócios, seu patrimônio, relatado em 17 de junho de 1973, se resumia a: 47 cruzeiros em caixa, 3 escrivaninhas, 1 arquivo de aço, 4 cadeiras, 1 armário de madeira com divisões, 1 mimeógrafo danificado, 1 máquina de escrever, 1 perfurador para papéis, 1 grampeador, 12 carimbos e uma almofada para carimbos. Após inúmeras tentativas de conseguir terreno e verba, a ACIC constrói sua primeira ‘casa’, inaugurada em 26 de julho de 1991. Melhor estruturada e mais forte, ela foca seus objetivos na ampliação de sua cartela de associados.

Da data de sua fundação para os anos que se seguiram, principalmente na década de70, aACIC teve papel fundamental no desenvolvimento do município. Entre outros feitos, atuou no incentivo da urbanização da cidade, exigindo e oficiando insistentemente os órgãos competentes, para resolverem questões como o asfaltamento de ruas, avenidas e rodovias, melhoria de praças e galerias de águas pluviais. A avenida Paraíba por exemplo, foi asfaltada graças a insistência e intervenção da ACIC, que temia o deslocamento da fábrica de refrigerantes Gold Scrin, para outra localidade, motivada pelas más condições urbanas do local.

ACIC Cianorte Hoje

Com a inauguração de sua atual sede (27/11/2009) e a posterior inauguração de seu anfiteatro (12/06/2012), a Acic Cianorte passou a focar seus esforços para a capacitação da classe empresarial e o aumento de seu quadro de associados.

Com um portfólio que abrange serviços na área de proteção ao crédito e prevenção da inadimplência, como o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, com o maior e mais confiável banco de dados do país (SPC Brasil /Serasa Experian); e a Junta Comercial, disponibilizada através de convênio entre ACIC, Prefeitura e Junta Comercial do Paraná; a ACIC Cianorte dá suporte aos seus associados com a prestação de serviços, que vão além das parcerias que proporcionam as Campanhas Promocionais conjuntas.

No que se refere à capacitação são oferecidos gratuitamente cursos e palestras para aqueles que buscam aprimorar a qualidade de seus serviços e de sua equipe. Além disso, a instituição disponibiliza para locação, seu anfiteatro e mais duas salas equipadas com projetores multimídia e sistema sonoro, com o desconto diferencial de 50%, para que seus associados possam promover seus próprios eventos.

Outro diferencial que vem destacando a Associação Comercial e Industrial de Cianorte é a Cerimônia Magna de Adesão Coletiva, realizada para recepcionar os novos associados com apresentações e palestras, onde são oficializados alguns convênios. Os novos associados recebem também uma placa, como um título simbólico de boas vindas e são orientados sobre os benefícios de fortalecerem a entidade somando forças e elaborando estratégias e mecanismos para que possam visualizar a instituição como a casa do empresário. “Estamos tendo provas diárias do comprometimento de todos que estão envolvidos de forma direta ou indireta com esta instituição que tanto nos orgulha. Merecem os parabéns nesta data todas as pessoas que fazem da Acic Cianorte, a verdadeira casa do empresário”, disse o presidente da Acic, José Claudiney Rocco.

Com meio século de história, que se confunde com a história do próprio município, a Acic Cianorte é um ícone do desenvolvimento municipal e regional. Testemunho vivo de 50 anos de progresso e da união de pessoas, que investiram na cidade. Parabéns Associação Comercial e Industrial de Cianorte, continuaremos todos: presidente, diretoria, colaboradores e associados, juntos no mesmo plano!

 

 

Compartilhar