A importância da gestão corporativa/governança nas tomadas de decisão pós pandemia • ACIC Cianorte

A importância da gestão corporativa/governança nas tomadas de decisão pós pandemia 2

Em épocas de crise, a transparência nas relações entre os sócios e com a própria sociedade é muito importante para se manter a estabilidade da organização. Perante dificuldades de captação de recursos, as empresas precisam buscar bons meios para permanecerem estáveis no mercado.

De acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a Governança Corporativa é definida como sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Tendo como princípios básicos, a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa.

Durante essa fase em que o home office se tornou necessário, a falta de contato presencial entre gestores e colaboradores tem se mostrado um grande desafio, para que se mantenha uma conduta adequada para o gerenciamento da governança. Esse é um momento muito importante para se demonstrar o preparo das empresas para lidar com crises e transmitir confiança aos parceiros e investidores.

Com a pandemia da Covid-19, os gestores precisam tomar decisões importantes, adequadas a este momento cheio de incertezas, assim, melhorar a comunicação entre os sócios e colaboradores é imprescindível para o controle da crise e trazer equilíbrio para as relações, pois se todos puderem falar abertamente e escutar diversos pontos de vista, é possível aumentar as chances de construir um bom vínculo de confiança, estabelecendo um fluxo de comunicação maduro, onde todos possam ajudar a identificar os pontos vulneráveis da empresa; o que poderá contribuir para a superação deste momento de crise, em que as tomadas de decisão precisam ser rápidas e cirúrgicas, possibilitando a criação de procedimentos de gestão e adequação do planejamento, para resultar em mais eficiência nas ações.

O impacto econômico causado pela pandemia foi grande, a economia vai se recuperar gradativamente, mas é importante estar preparado para essa fase. É essencial preservar as relações que foram construídas, aumentando não só a confiabilidade da organização, mas também o engajamento de todas as partes envolvidas, incluindo a sociedade.

Colaborou: Valmir Flávio da Silva, Agente Ponto de Atendimento ao Empreendedor