Abrace à Santa Casa Continua Trabalhos • ACIC Cianorte

Abrace à Santa Casa Continua Trabalhos

10246712 592607240808142 7626252953394283031 n

Visita da Comissão Abrace a Santa Casa de Cianorte ao Ministério da Saúde e reunião com Ministério Público, médicos e colaboradores da FHISA, apontam para melhorias na instituição de saúde.

Comissão Abrace a Santa Casa esteve em Brasília, representada por José Claudiney Rocco, que apresentou situação financeira da instituição de saúde. Comissão também participou de reunião convocada pelo Ministério Público onde foram tratadas questões relacionadas à FHISA– Fundação Hospitalar Intermunicipal de Saúde – Santa Casa.

Em Brasília, durante visita ao Ministério da Saúde foram apresentados os balancetes dos últimos meses como também o fluxo de caixa para os próximos meses, visando demonstrar a transparência e a lisura com que estão ocorrendo os processos financeiros da Santa Casa, posteriores a interferência do projeto Abrace Santa Casa de Cianorte. “Voltei muito otimista, pois como imaginávamos, transparência, clareza e eficiência na gestão, é o primeiro passo para obtermos ajuda deste Ministério, que prontamente nos apontou alternativas valiosas para equalizarmos nossas receitas e despesas otimizando processos antigos e implementando novos! Porém o ponto mais importante foi a demonstração de apoio incondicional após nossa apresentação”, explicou Rocco, comentando que a reunião foi proveitosa no sentido que sensibilizou o Ministério da Saúde para o fato de que a Santa Casa precisa de aporte financeiro para melhor equalizar suas receitas e despesas.

Já em Cianorte, movimento participou (10/04) de reunião convocada pelo Ministério Público, com médicos e colaboradores da FHISA. Nesta oportunidade o Promotor de Justiça e Curador da Santa Casa, Dr Júlio César da Silva, acompanhado da Promotora de Justiça, Elaine Lopo, alertaram aos presentes sobre a necessidade de se priorizar o atendimento aos pacientes do SUS. Segundo os promotores, visto que a instituição de saúde tem cerca de 90% de seus equipamentos e instalações custeadas pelo dinheiro público, é condição primeira que se cumpra os atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

Promotoria Vai Fiscalizar Responsabilidades

Embora os promotores apontassem otimismo com relação a atual situação da FHISA, apresentada pela presidente da instituição em Cianorte, Maria Laura Neme, a reunião tomou ares de alerta para que todos os envolvidos com a instituição equalizem suas responsabilidades de forma a cumpri-las junto à instituição: municípios que enviam seus pacientes para a Santa Casa e devem fazer seus repasses para FHISA, serão convidados à cumprirem sua parte. Médicos foram convidados a priorizar atendimentos aos pacientes do SUS, assim como a administração da instituição foi convidada a fazer uma gestão transparente. “Vamos investigar e vamos ouvir a todos… nós queremos que os profissionais e municípios que usam o hospital paguem por ele… Todos deverão se adequar, médicos, funcionários, municípios e o gestor. Cada um responderá na medida de seus atos”, resumiu a promotora Elaine Lopo.

Para o promotor Julio César da Silva, as iniciativas são necessárias para melhorar ainda mais o funcionamento da FHISA. “Eu não quero discutir o passado. Nossa intervenção está pautada no diálogo para buscar soluções. Estou otimista com os resultados obtidos até o momento com a nova gestão, mas minha função enquanto promotor é fazer com que a Santa Casa de Cianorte continue funcionando, para prestar um serviço ainda melhor aos 11 municípios que atende”, explicou.

Ainda durante a reunião, a presidente da Santa Casa esclareceu a necessidade da FHISA contar com a colaboração de todos no sentido de cumprir as regras estabelecidas nos convênios que viabilizam repasses de dinheiro público para a instituição. “Precisamos que todos trabalhem juntos: prefeitura, hospital e médicos, sem que isso se transforme em um campo de guerra de interesses”, finalizou Laura Neme.

Sobre a Comissão Abrace a Santa Casa

Fazem parte dessa força tarefa para recuperar a estrutura de atendimento e a credibilidade da entidade de saúde em Cianorte: a Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, os Rotary Clubs, Lions, Lojas Maçônicas, Observatório Social, Conselho de Segurança, OAB Cianorte e Cianorte Clube.