ACIC Cianorte - 59 anos de associativismo representativo • ACIC Cianorte

ACIC Cianorte – 59 anos de associativismo representativo

Nilvaldo Rodrigues de Souza

Por: Nivaldo Rodrigues de Souza*

No mês em que a Associação Comercial e Empresarial de Cianorte completa 59 anos é necessário fazer uma reflexão sobre o real papel que a ACIC exerce com relação à classe que representa. Em nosso dia a dia à frente desta instituição, percebemos que a ACIC está inovando na sua área de atuação e se destacando positivamente na região. Recentemente superamos um período difícil de pandemia, confirmando que a união faz a força e estamos vencendo as dificuldades junto aos associados e parceiros.

Nesses 59 anos de entidade é gratificante para mim, como empresário, fazer parte desta história há 32 anos. Sou testemunha ocular da transição desta entidade de uma época em que a Associação Comercial servia somente para fazer funcionar o Serviço de Proteção ao Crédito, para o momento que vivemos hoje em que além de representar a classe empresarial, ela fomenta o conhecimento.

A ACIC Cianorte é um caso de sucesso de associativismo representativo, onde além de oferecer inúmeros serviços e parcerias, ela viabiliza a apresentação de demandas dos empresários junto ao poder público. Devido sua importância, é uma pena que alguns empresários pensem que estar associado represente um custo, quando na verdade deveriam ver como um benefício fazer parte desta instituição. Devemos cultivar a cultura de nos perguntar o que nós podemos fazer pela Associação e não o que a Associação deve fazer por nós.

Empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, que insistem em ficar fora do cooperativismo e do associativismo, dificultam sua própria sobrevivência no mercado. O modelo de negócio pautado no associativismo é o caminho para a sobrevivência. Empresas que caminham juntas têm mais chances de sobreviver. Empresários que se dão as mãos seguem em frente muito mais fortes. Que em nosso próximo aniversário você que ainda não faz parte esteja aqui, na sua casa, na ACIC: a casa do empresário!

*Nivaldo Rodrigues de Souza é empresário, membro da Rede Liga, proprietário da RR Multiloja e presidente da ACIC Cianorte.