ACIC Cianorte realizou reunião de planejamento de ações • ACIC Cianorte

ACIC Cianorte realizou reunião de planejamento de ações

xDSC 0167

Em reunião conjunta ocorrida na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (26/01), Conselhos Administrativo e Superior da instituição apresentaram seu planejamento de ações que ocorrerá durante o ano de 2021 e atualizaram a presidência sobre as ações que já estão em andamento. No mesmo dia, os conselheiros receberam a Secretária Municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo, Larissa Meneguello Biggi Polli e o professor Marcelo Rodrigues, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cianorte (CODESC), além da empresária Margaret Alcantara, que trouxe demandas do setor de eventos.

Na primeira reunião ordinária com os Conselhos de Administração e Superior da ACIC, entre as pautas abordadas foi discutido o calendário para 2021, onde constam as principais ações que deverão ser realizadas pela ACIC no decorrer do ano. Durante a reunião foram discutidas soluções para impasses que envolvem os setores da indústria, comércio e prestação de serviços, bem como o planejamento de metas que visam o crescimento da economia local. “Queremos estreitar as relações da classe empresarial com o poder público, já que temos um objetivo comum que é a organização e atuação no trabalho em defesa das empresas, que empregam e geram riquezas na nossa cidade”, comentou o presidente da ACIC Cianorte, Nivaldo Rodrigues de Souza.

Posteriormente, foram apresentadas duas propostas em parceria com Sebrae: a “Conduta Segura”, que trata sobre a prevenção à COVID-19, enfatizando orientações às práticas de segurança que já são adotadas pelas empresas e exigidas pelos órgãos de controle, e o “Visual de Loja”, uma solução Sebrae focada na apresentação visual dos pontos de venda de diversos setores.

Desenvolvimento para Cianorte

Em um segundo momento, onde estavam presentes além dos integrantes do Conselho de Administração, os representantes dos Conselhos da Mulher e do Jovem Empresário, a Secretária de Indústria e Comércio e o presidente do Conselho de Desenvolvimento, foi debatido a possibilidade de flexibilização do Decreto Municipal que estabelece as medidas de prevenção à Covid-19 e realizada uma apresentação do “Plano de Retomada da Economia”.

Comerciantes associados à ACIC Cianorte sugeriram estender o horário de funcionamento para as empresas que tenham produtos específicos para volta as aulas, visto que o governo do Paraná anunciou o início das atividades para fevereiro. No entendimento dos empresários, o horário estendido poderia contribuir para prevenir aglomerações durante a procura por materiais escolares.

Representando o setor de eventos do município, a empresária Margaret Alcantara trouxe algumas demandas ocasionadas pela crise econômica gerada em virtude da pandemia de Covid-19, elencando sugestões para minimizar os reflexos negativos, como a isenção total do IPTU para os salões de festas e a flexibilização do Decreto que estabelece as medidas de prevenção, quanto ao número de pessoas e horário de realização de festas.

Já o presidente do CODESC, Marcelo Rodrigues, explicou como funciona o Conselho de Desenvolvimento e como será desenvolvido o projeto de retomada da economia em parceria com a ACIC e o Sebrae. De acordo com o presidente, será executado um Plano de Desenvolvimento embasado em ações integradas e que levem em conta o planejamento a longo prazo, considerando a realidade no contexto da pandemia de Covid-19. A intenção é retomar o planejamento ainda neste primeiro semestre, para aliar as potencialidades dos 31 gêneros de negócios identificados nos doze municípios do entorno de Cianorte, propiciando o esboço de um eixo estratégico para os próximos quinze anos.

As demandas dos empresários foram acolhidas pela Secretária Municipal, Larissa Polli, que fará a análise das propostas junto aos seus assessores.