ACIC presta homenagem a José Eduardo Loureiro do Amaral, falecido na última quinta-feira (17), em Cianorte • ACIC Cianorte

ACIC presta homenagem a José Eduardo Loureiro do Amaral, falecido na última quinta-feira (17), em Cianorte 2

Homenageado em vida em diversas ocasiões pela Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, devido a sua valiosa contribuição para a instituição, José Eduardo Loureiro do Amaral foi o presidente que permaneceu à frente da ACIC Cianorte pelo maior tempo, em cinco mandatos: de 1982 a 1984 e de 1994 a 2002, totalizando 10 anos. Entre suas realizações enquanto presidiu a instituição, está a fundação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cianorte – Codesc, na década de 90.

Nascido em 14 de dezembro de 1940, na cidade de Curitiba, o paranaense José Eduardo Loureiro do Amaral chegou em Cianorte em 1970. Formado em Medicina com duas especialidades, homeopatia e oftalmologia, em 2013, durante entrevista para o livro comemorativo aos 50 anos da ACIC, se declarou inspirado em personalidades históricas como Abraham Lincoln e Benjamin Franklin, nos quais admirava as lutas pela liberdade, e em Carl Gustav Jung e Dale Breckenridge Carnegie, reconhecidos por seus ensinamentos que levam a compreensão dos relacionamentos humanos em diversas áreas da vida.

Doutor José Eduardo seguiu os exemplos de seus antepassados para a escolha de sua profissão e de sua conduta ao longo da vida. Seu avô José Gomes do Amaral, que também era médico, foi fundador da Universidade Federal do Paraná, deputado, e trabalhou na guerra do Paraguai, carregando feridos. “Não cheguei a conhecer meu avô porque ele morreu em 1912, mas minha avó, Angélica do Amaral, que morreu em 1976, com 106 anos, nos contava sua história”, lembrou a época, mencionando as demais pessoas de sua vida que fizeram toda diferença em sua trajetória: “Tive ótimos exemplos na minha vida: meu pai, Oscar Gomes do Amaral; minha mãe, Felippina do Amaral, minha esposa e meus filhos”.

A trajetória de sua família também foi decisiva para definir seu envolvimento participativo com a sociedade, levando-o a nunca se isentar dos compromissos com a cidade de Cianorte, seja exercendo sua profissão de médico, ou como presidente de instituições associativas como o Cianorte Clube e a ACIC.

Pela busca de José Eduardo Loureiro do Amaral, em seu primeiro mandato frente à Associação Comercial (1982/1984), no sentido de manter viva a instituição, demonstrando que para enfrentar a crise econômica daquele momento, era necessário a união de todos; por sua insistência em trazer capacitação e progresso para a classe empresarial de Cianorte e por mais de uma década de dedicação, a ACIC Cianorte, lhe presta essa última homenagem em sinal de nosso reconhecimento pelo que foi e fez pela nossa cidade. “Tive o privilégio de ser diretor em sua gestão diante da ACIC, conhecendo de perto o pensamento e o grande ser humano que foi nosso querido José Eduardo. Sentimos a perda, mas nos consolamos por seu merecido descanso, já que ele já estava doente há algum tempo”, finalizou o presidente da ACIC Cianorte, Nivaldo Rodrigues de Souza.