Ações Contra o Câncer e em Favor da Saúde da Mulher • ACIC Cianorte

Ações Contra o Câncer e em Favor da Saúde da Mulher

DSC 0165

Conselho da Mulher Empresária e entidades de saúde realizaram o Outubro Rosa. Programação aconteceu durante todo o mês e teve Corrida & Caminhada Rosa, Chá para Mulheres e abertura especial dos Postos de Saúde.

dsc_0165

A programação organizada pelo Conselho da Mulher em parceria com representantes da sociedade civil organizada, empresárias e representantes de órgãos oficiais do município, realizou diversas ações para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama.
A abertura do Outubro Rosa aconteceu no dia 06 de outubro, com a Corrida & Caminhada Rosa, reunindo cerca de 800 pessoas. Após a largada, os participantes percorreram os entornos do Cinturão Verde, com o objetivo de sensibilizar para as questões relacionadas à saúde da mulher, principalmente na prevenção do câncer de mama. Ao atravessarem a linha de chegada, os corredores foram recepcionados com a entrega de medalhas, água e frutas. A Corrida teve o apoio da Avenorte, AABB, Zero Grau, Provopar, Mafra Imagem, Supermercados Planalto, Serallê, Force One, Unimed, Acic Mulher, Unipar, NL Viagens, Universo Truck Center, Sicredi, Solange Calçados, Caixa dos Advogados do Paraná, Casa Nova Decorações, Viação Garcia, Premiatta, Tiro de Guerra e Polícia Militar.
Também no dia 06 de outubro, foi disponibilizado o Ônibus Rosa da Garcia que fez um tour com senhoras idosas do Grupo da Melhor Idade, passando pelos principais pontos turísticos de Cianorte, onde elas tiveram, além de informações sobre Cianorte, informações sobre a saúde da mulher. “Ficamos muito felizes em verificar a adesão a este movimento em nossa cidade. Juntos, vamos disseminar informações, mensagens de apoio e gerar oportunidades para que a população em geral tome cada vez mais consciência da importância da prevenção”, afirmou Nilsara Maria Coelho, presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIC.

Saúde e Direitos da Mulher Foram debatidos Durante Chá

O Chá Outubro Rosa, que aconteceu (15/10), no salão social do Hotel Crystal, reuniu cerca de 120 pessoas. Palestras e relatos de experiências, principalmente, a respeito da luta e dos métodos de prevenção contra os cânceres de mama e de colo de útero, bem como os direitos reservados ao público feminino foram abordados. Convidadas a compartilhar suas experiências, a advogada Iraci de Sarges narrou sua vitória sobre o câncer; a delegada Gabrielle Amaral, da Delegacia da Mulher de Cianorte, abordou a violência doméstica e os direitos da mulher; a enfermeira Sabrina Garcia falou sobre cuidados necessário à saúde; e a chefe da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Andréia Domingos, expôs considerações a respeito do câncer de mama e câncer de colo uterino. Após as palestras, houve sorteio de brindes entre as presentes. O evento também contou com o apoio da Unidade Radiológica, Instituto Mafra, Unimed, Ordem dos Advogados do Brasil, Santa Casa, Viação Garcia e Sicredi.

Preventivos de Câncer

Ações preventivas dentro da programação do Outubro Rosa, foram desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Provopar, o Conselho da Mulher Empresária da ACIC e as clínicas de diagnóstico, durante todo o mês, com o atendimento especial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que, aos sábados, funcionaram em sistema de escala, das 8h30 às 16h, para facilitar a realização dos exames preventivos de câncer de mama, como as mamografias, e prestadas informações sobre a saúde da mulher.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Município de Cianorte.