Agência Regional da Junta Comercial Comemora 26 anos em Cianorte • ACIC Cianorte

Agência Regional da Junta Comercial Comemora 26 anos em Cianorte

JUNTA

Colaboradores Welington Tedardi e Roberta Neckel ladeando a relatora da Agência Regional da Junta Comercial em Cianorte, Zélia Vieira.

No próximo mês, a Associação Comercial e Industrial de Cianorte comemora 26 anos da presença da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) em Cianorte. Nascida como um Posto Avançado da Junta, graças a um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Prefeitura Municipal e Acic Cianorte, hoje a Agência da Jucepar é um serviço imprescindível para todos que querem constituir uma pessoa jurídica. Sem Junta Comercial, não há empresas!

No dia 17 de outubro de 1986, a Junta Comercial abriu suas portas em Cianorte, tendo como primeiro funcionário cedido pela prefeitura, Oséias de Souza Gimenes, auxiliado pelas funcionárias Neide Maria da Cunha e Maria Sonia Novaes. Em 1996, quando se tornou escritório descentralizado da Jucepar, a contadora Maria Zélia Vieira, funcionária cedida pelo município, assumiu como relatora e responsável pelo Escritório Regional da Junta Comercial do Paraná em Cianorte, dando um salto qualitativo aos serviços prestados aqui.

Segundo a relatora, o convênio tem o objetivo de propiciar as condições técnicas e legais para a implementação da parceria entre a Jucepar e a Acic Cianorte, visando o exercício dos serviços de Registro Público de Empresas Mercantis e atividades afins, possibilitando a simplificação, desburocratização e rapidez dos procedimentos relativos aos atos de registro e arquivamento na Jucepar, constituindo-se em estrutura de impulso ao desenvolvimento socioeconômico da região.

Hoje, denominada como Agência Regional da Junta Comercial, atende além de Cianorte, os municípios de Terra Boa, Jussara, Tuneiras do Oeste, Tapejara, Japurá, São Tomé, Rondon, Indianópolis, Cidade Gaúcha, São Manoel do Paraná, Guaporema, Tapira e Nova Olímpia. “É a Junta Comercial que proporciona que as empresas tenham uma existência legal, passando então a exercerem direitos e contraírem obrigações. Apesar de muitos enfatizarem a existência do CNPJ, o mesmo só existe após registro na Jucepar”, enfatiza Zélia Vieira. “O serviço é necessário para pessoas que querem montar seu próprio negócio na área comercial e industrial”, esclarece o colaborador Welington Brito Tedardi, funcionário cedido há cerca de 20 anos pela Associação Comercial e Industrial de Cianorte, para possibilitar o funcionamento do Posto Avançado da Jucepar no Município, hoje Agência Regional.

O contador Koiti Shinohara, proprietário de um escritório contábil no município desde 1967, e que desde menino atua na área contábil em Cianorte, tendo feito parte do quadro de funcionários do escritório do pioneiro Francisco Kano, explica que as dificuldades de ‘chegar a quem resolve’ de fato eram bem maiores antes da cidade ter a disposição um “braço” da Junta Comercial em Cianorte. “Muitas vezes tínhamos que levar pessoalmente os documentos até uma cidade vizinha, ou dependendo da necessidade, para Curitiba”, lembra, comentando que neste sentido ter o serviço da Agência da Jucepar em Cianorte, facilitou a vida não só dos contadores, mas também agilizou a formalização para os empresários.

Mais de um Século de História

Hoje, sob a presidência de Ardisson Naim Akel, a Junta Comercial do Paraná fundada há 120 anos no estado, conta com mais de 1,5 milhão de empresas registradas ao longo desse período. Com 50 escritórios espalhados pelo interior do estado, a entidade projeta chegar a 60 até o fim do ano de 2012, descentralizando e integrando a sua atuação. Neste segundo semestre começou a implantar, a partir de Curitiba, o Projeto Integrar, que pretende unificar dados das empresas na Junta Comercial, Receita Federal e Estadual, prefeituras dos municípios, além de órgãos de licenciamento, como Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.