Arrastão para Coleta de Lixo Eletroeletrônico • ACIC Cianorte

Arrastão para Coleta de Lixo Eletroeletrônico

LixoEletronico

Ação realizada em parceria pela ACIC Cianorte, AREARC e Secretaria do Meio Ambiente, recebeu lixo eletroeletrônico: tudo que vai na tomada, na sede da Associação Comercial, para destinação correta.

Para fazer parte dessa ação, que aconteceu em Cianorte (26/10) a população de Cianorte foi convidada a trazer aparelhos eletroeletrônicos para serem descartados. Na Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, uma equipe de voluntários prestou informação sobre os perigos desse tipo de resíduo deixado no meio ambiente. Ao todo foram recolhidas cerca de 10 toneladas e destinadas corretamente.

Os materiais coletados foram: computadores, impressoras, microondas, TVs, rádios, celulares, liquidificadores, batedeiras, secadores de cabelo, enfim tudo o que vai na tomada, além de pilhas e baterias; totalizando seis caçambas e dois caminhões, que ficaram cheios dos equipamentos inutilizáveis.

Segundo a bióloga chefe da Divisão de Educação Ambiental do município, Cristiane Marchini Roco Bernardi, o Arrastão foi realizado visando evitar correr o risco de equipamentos eletroeletrônicos serem jogados no meio ambiente. “Esses equipamentos quando descartados de forma irresponsável, constituem um sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contato com o solo, estes produtos contaminam e lençol freático; se queimados, poluem o ar”, explicou a bióloga.

[nggallery id=19]