Certificação Digital e Nota Fiscal Eletrônica disponíveis na Acic Cianorte • ACIC Cianorte

Certificação Digital e Nota Fiscal Eletrônica disponíveis na Acic Cianorte

certificado digital0106

Além de confiáveis, serviços são oferecidos pela Associação Comercial com o menor custo do mercado. Nota Fiscal Eletrônica somente R$ 1 real.

Exigida para empresas de lucro real e presumido, a Certificação Digital é o documento de identidade de uma pessoa ou de uma empresa no mundo digital. É um tipo de codificação para ser reconhecido no mundo digital. Esse arquivo eletrônico oferece mais segurança às atividades realizadas online. A certificação fornece todos os dados do empreendedor ou do responsável pela empresa, e funciona como garantia da negociação. Além disso, o documento contém a assinatura da pessoa, o período de validade do certificado e a chave pública, que atesta a originalidade do serviço.

Para obter a Certificação, o responsável pela empresa deve se dirigir ao posto de atendimento de uma Autoridade Certificadora (AC) ou Autoridade de Registro (AR), como o disponibilizado pela Associação Comercial e Industrial de Cianorte, através de parceria com a Online Certificadora. Para solicitar o documento, o empresário precisa ter em mãos o CNPJ, registro comercial, ato constitutivo e contrato social, além dos dados da pessoa jurídica. Se pessoa física, precisará do título de eleitor, PIS, RG, CPF e comprovante de residência.

Nota Fiscal Eletrônica

O Certificado Digital não é o único documento contábil oferecido pela Acic Cianorte. A chamada nota fiscal eletrônica (NF-e) que surgiu em 2007 com a proposta de confirmar a operação comercial sem utilizar o papel, apenas os elementos eletrônicos, também é disponibilizada pela Associação Comercial. O programa recebe constantes atualizações e o suporte é oferecido pela própria Acic.

Para fazer uma NF-e é simples. Os dados fiscais são colocados em um arquivo entregue pela internet à Secretaria da Fazenda do Estado ou à Receita Federal. A entidade avaliará e fará uma pré-validação do documento, enviando ao solicitante um protocolo para a confirmação da nota. Depois desse processo, o arquivo estará certificado. Os empresários receberão uma chave, que dará acesso ao processo por meio da web.

Para que seja efetuado o processo, a empresa precisa apresentar um certificado digital e adaptar o sistema de faturamento para conseguir gerar a nota, e solicitar na Secretaria da Fazenda a validação para todas as unidades da empresa. O serviço oferecido pela Acic dispõe de suporte para orientação em todo o processo da emissão. “Atualmente, a entidade atende usuários de Cianorte e mais 6 municípios da região. Trata-se de empresários que precisam se adequar rapidamente e de maneira simples e segura, ao modelo nacional de Nota Fiscal Eletrônica”, explica Ronnie Kleber Cúria, responsável pelo suporte do serviço na Associação Comercial.

Depois de cumpridos os pré-requisitos, a empresa está apta a emitir suas notas em apenas alguns minutos.  Não há necessidade de investimento em tecnologia, pois o acesso é feito pela internet. O usuário, depois de receber um login e uma senha, acessa o programa através do site da Acic e pode emitir suas notas. “O custo é o mais barato do mercado, pois são cobradas apenas as notas que o usuário emitir, no valor de R$1,00 por operação. A entidade também oferece segurança e confiabilidade, uma vez que se compromete a armazenar os dados em Datacenter de altíssima disponibilidade, atendendo assim a obrigação imposta pela Receita de armazenar tais informações por pelo menos 5 anos”, comenta Cúria, completando que as notas fiscais, juntamente com os respectivos arquivos XML, ficam armazenados e constantemente disponíveis para os usuários, bem como também para seus respectivos contadores.

Mais informações, entre em contato com a Acic Cianorte: 44 3619-1124