Chegou! Livro ACIC 50 Anos – Meio Século de História • ACIC Cianorte

Chegou! Livro ACIC 50 Anos – Meio Século de História

LIVRO ACIC ABERTO

Livro que conta a história dos 50 anos da Associação Comercial será distribuído gratuitamente aos associados da entidade e órgãos representativos.

O livro contextualiza, dentro do cenário econômico brasileiro, o nascimento, desenvolvimento, crescimento, consolidação e atualização da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte em seus 50 anos de existência, valorizando a participação da entidade no desenvolvimento do Município.
O projeto do livro “ACIC 50 ANOS – Meio Século de História” encerrou as comemorações relativas ao cinquentenário da entidade, ocorrido em 2013, registrando sua história oficial, baseada fielmente em seus documentos e atas. A história desvendada, protagonizada pela própria ACIC Cianorte, mostra uma instituição que ao longo de todos esses anos, vem cumprindo o ideal de seus fundadores de representar a classe empresarial de Cianorte, defendendo seus direitos e servindo de aporte para as causas em prol do desenvolvimento local.

O projeto, que teve seu embrião lançado em 2009, sugerido pelo então presidente da ACIC Cianorte, José Augusto Plácido, em 2012, já sob a presidência de José Claudiney Rocco, começou a tomar forma, com conteúdo baseado nos documentos oficiais da entidade. Em 2013, durante a preparação do cinquentenário da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, foram reunidas as biografias resumidas dos ex-presidentes da instituição, que ainda participam ativamente da Associação, com o propósito de enriquecer a história; e em 2014, no período de transição da gestão Rocco, para a do presidente eleito, Luiz Sérgio Castardo, o projeto “ACIC 50 Anos – Meio Século de História” foi finalizado.

A assessoria de imprensa da instituição assina a autoria do livro, que teve a pesquisa historiográfica, edição e textos realizados pela jornalista e pedagoga, Lenir Guilhem; diagramação e projeto gráfico executados pelo colaborador Fabiano Carvalho e revisão de Nilza Machado Luizetto.

Livro registra a atuação da ACIC Cianorte

O volume de 120 páginas, inteiramente colorido, está dividido em 6 Capítulos. Os 5 primeiros contam cada década dos cinquenta anos da instituição: O capítulo I, entitulado “O Início: união”, compreende o período de 1963 a 1973, e mostra o nascimento da ACIC, como fruto da coragem de seus fundadores. O capítulo II: “O Desenvolvimento: ação”, compreende o período de 1973 a 1983, quando a ACIC se fortalece com trabalho e dedicação. O capítulo III: “O Crescimento: trabalho”, compreende o período de 1983 a 1993, e mostra um momento de crescimento da ACIC. Já o capítulo IV: “A Consolidação: estabilidade”, compreende o período de 1993 a 2003 e mostra as ações que levaram a ACIC a se tornar referência para a sociedade de Cianorte. O capítulo V: “A Inovação: atualidade”, compreende o período de 2003 a 2013, trazendo a história recente da instituição, demonstrando a melhoria em sua estrutura e a atualização em seus serviços. Para finalizar, o capítulo VI traz a ata de fundação e o estatuto da ACIC Cianorte.

Recém saído da gráfica, o livro “ACIC 50 ANOS – Meio Século de História”, começa a ser distribuído na próxima semana para os associados da entidade, que receberão em mãos um exemplar. Entidades e órgãos representativos, também receberão o livro gratuitamente.