Cianortinho Recebeu ‘ACIC no Seu Bairro’ • ACIC Cianorte

Cianortinho Recebeu ‘ACIC no Seu Bairro’

DSC 0502

Pesquisa realizada durante a ação no bairro levantou questões sobre as possíveis melhorias para o comércio do local.

dsc_0502

A pesquisa que faz parte das estratégias do projeto da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, que busca a valorização do comércio nos bairros, foi aplicada com o objetivo de identificar as necessidades do comércio local, dentro da semana (12 a 16 de setembro) em que aconteceu a primeira ação do ACIC NO SEU BAIRRO – CIANORTINHO, encerrada em evento que apresentou os serviços e parcerias disponíveis por meio da Associação. O evento contou ainda com ações de parceiros para atendimento à população local.

O projeto que tem como objetivo principal aproximar a entidade de seus associados, acontece de forma itinerante durante uma semana útil, em bairro determinado, sendo que o último dia da referida semana é destinado à concentração em um lugar público, onde é disponibilizada orientação empresarial (PA Sebrae); serviços de entretenimento, saúde e beleza; além de consultas gratuitas do SPC Brasil/Serasa.

Pesquisa ACIC no Bairro Cianortinho

Na semana do ACIC NO SEU BAIRRO foram entrevistados responsáveis e/ou proprietários de 57 empresas do bairro Cianortinho, entre associados e não associados da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte.

Dos entrevistados 60% disseram conhecer parcialmente a ACIC, mas ainda não serem associados. Cem por cento dos entrevistados responderam que acreditam que a união dos comerciantes da região poderia mudar, transformar e desenvolver o comércio de sua localidade, 80% inclusive, declararam que estariam dispostos a participarem voluntariamente com esse grupo de empresários em ações futuras para a melhoria e bem comum.

Sobre as estratégias oferecidas para alcançar melhorias no comércio do bairro, 75% dos entrevistados disseram que participariam de capacitações para gestores, e incentivariam, ou até mesmo investiriam na capacitação de suas equipes, em cursos, oficinas e palestras. Entre essas capacitações, as mais aguardadas pelo público são as que abordam temas como Atendimento e Vendas, Atitude Empreendedora, Planejamento Estratégico e Análise de Crédito e Cobrança.

Entre os produtos e parcerias oferecidas pela ACIC, as que os entrevistados mais utilizam, ou teriam interesse em utilizar, são o SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito, o Ponto de Atendimento ao Empreendedor (SEBRAE), os serviços de Nfe – Nota Fiscal Eletrônica (NFe /NFCe /MDFe /Conhecimento de Frete) e as Parcerias de Desconto para associados ACIC.

Os entrevistados também foram questionados sobre a importância de se realizar o projeto de Iluminação Natalina. Cerca de 50% acha importante realizar, enquanto 25% não vê como prioridade e outros 25% não quiseram opinar. Já sobre as campanhas promocionais da ACIC, 65% concordaram que é importante realizá-las, 15% não acha importante e 20% não opinaram.

Próximas Ações

Após o levantamento, ações com parceiros como o Ponto de Atendimento ao Empreendedor já iniciaram os atendimentos às demandas com a oferta de capacitação. Interessados devem ficar atentos a agenda do PA divulgada mensalmente no Jornal da ACIC e na página do Ponto de Atendimento no Facebook.

O projeto tem ainda ações previstas para os bairros, Zona 7, Vila Operária, Centro, Zona 04, Jardim Universidade, Zona 2 e Distrito de São Lourenço.

Essa primeira fase do ACIC NO SEU BAIRRO teve apoio da Rede Massa – TV Tibagi, Unimed Cianorte, Unipar, Ponto de Atendimento ao Empreendedor e Som Nova Geração.