CONJOVE Realizou Feirão do Imposto • ACIC Cianorte

CONJOVE Realizou Feirão do Imposto

CONJOVE

Conselho Jovem realizou campanha de conscientização sobre os impostos por meio da ‘mesa do imposto’ e ‘Corrida Contra a Corrupção – Chega de mão grande’. ACIC instalou o ‘Impostômetro’ em seu site e na recepção da entidade.

CONJOVE Realizou Feirão do Imposto 1

Você sabe quanto paga em impostos sobre produtos e serviços, e como esse recurso é aplicado? Foi para isso que nasceu, há 14 anos, o Feirão do Imposto! O Feirão do Imposto é uma iniciativa dos jovens empreendedores do Brasil, ligados a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e tem o objetivo de informar a população, de forma transparente, sobre a carga tributária incidente sobre serviços e bens de consumo no país.

Em Cianorte, além do ‘Impostômetro’ instalado na recepção da ACIC, foi montada a ‘mesa do imposto’, onde foi disponibilizada uma lista de produtos e seus respectivos impostos incidentes. O Conselho do Jovem Empresário (CONJOVE), da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), também organizou a “Corrida Contra a Corrupção – Chega de mão grande” (28/05). Com cerca de 300 participantes, a corrida com trajeto de 5 km, fez parte do Feirão do Imposto Nacional, que aconteceu no mês de maio em todo o país, organizado pela CONAJE, e realizado em parceria com a FACIAP JOVEM e o CONJOVE CIANORTE. Foram realizadas ainda palestras nos colégios de Cianorte em parceria com o Observatório Social e movimentação na Praça 26 de Julho, com exposição de um carro suspenso por um guincho, evidenciando o percentual de imposto pago, mais buzinaço.

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Em 2012, conquistou a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluírem nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos. Atualmente, o Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação, em mais de 100 cidades do Brasil. Neste ano de 2017, além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, o Feirão do Imposto tratará sobre aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da população; o tema da Campanha 2017, antecipa a reflexão: Chega de Mão Grande! Ação contra a corrupção e em favor da eficiência na gestão dos recursos públicos.

Com informações da CONAJE – http://2017.feiraodoimposto.com.br/