Conselho da Mulher Realiza Programação Especial no Outubro Rosa • ACIC Cianorte

Conselho da Mulher Realiza Programação Especial no Outubro Rosa

dsc 0097

Conselho da Mulher Empresária da ACIC Cianorte preparou programação especial, vinculada ao Outubro Rosa, com foco na conscientização da população feminina sobre a importância de prevenir o câncer.

Durante o mês de outubro três eventos marcam a participação do Conselho neste importante movimento, que teve início em 01/10 e segue até o dia 31. Na abertura do mês foi realizada a palestra “Conhecendo e Prevenindo o Câncer”, com o Dr Luis Eduardo Buttner, em uma parceria entre ACIC Mulher, SESI/SENAI e com o apoio da Tess Corretora de Seguros e Karícia Moda Íntima. No dia 18/10 acontece palestra com Gilse Costa Francisco, do Instituto Neo Mama, em parceria com o Morena Rosa Group, Maria.Valentina,  e apoio do Ciacorseg – Cianorte Corretora de Seguros. E para encerrar, no dia 26/10, será realizada a segunda edição do evento Mulheres Daqui.

Além do teor educativo da palestra proferida por Buttner, os presentes também puderam prestigiar um desfile com as peças da Karícia Moda Íntima. “É o segundo ano consecutivo que participamos do evento. Começamos um trabalho de conscientização com nossos colaboradores, e depois estendemos esse trabalho para nossos associados incentivando a readequação visual de nossas empresas, para incentivar que as mulheres façam os exames preventivos”, explica a presidente do Conselho da Mulher Empresária, Ana Lucia Capellari, mencionando que também para enfatizar a mobilização em prol da saúde da mulher, foram confeccionadas e distribuídas camisetas temáticas referentes ao Outubro Rosa, com o apoio das empresas Ciatintas, FARUMP, Karícia Moda Íntima e Relojoaria e Ótica Diamante Azul.

Para as mulheres interessadas em fazer gratuitamente os exames, o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai, informou que no próximo dia 19 de outubro será realizado o “Dia D” da campanha. “Neste dia, todos os postos de saúde, inclusive os dos distritos estarão abertos das 8h às 17 horas, para a realização de exames preventivos do colo do útero e também mamografia. Todas as mulheres estão convidadas a realizar os exames na unidade mais próxima de sua residência”, disse.
Como surgiu o movimento
O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama. Posteriormente o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.