Conselho de Segurança terá sede na Acic Cianorte • ACIC Cianorte

Conselho de Segurança terá sede na Acic Cianorte

segurança

Reunião define parceria entre as duas entidades, que deverá fortalecer os trabalhos do Conselho de Segurança no município.

Conselho de Segurança agora tem endereço fixo em Cianorte. Passando a funcionar em espaço cedido dentro da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Av. Santa Catarina, 683), o Conselho deverá intensificar suas ações voltadas para a prevenção relacionada à Segurança Pública.

A parceria foi definida na última terça-feira (14) quando diretores da Associação Comercial e Industrial de Cianorte e membros do Conselho Municipal de Segurança estiveram reunidos para apresentar as necessidades e possibilidades de cooperação entre as duas entidades. “Somos um órgão cooperador, aproximador, reivindicador e representativo da comunidade junto às autoridades da área de segurança pública. Nós vamos estar de olho em tudo que envolve segurança”, disse o presidente do Conselho, Wanderley de Paula Barbosa, agradecendo o espaço cedido pela Acic Cianorte.

O Conselho, que estava sem sede própria, foi criado em 1984, para pressionar as autoridades a combaterem com mais ênfase uma onda de sequestros que assustava a região. Desde então, nunca parou de trabalhar e passou a auxiliar indiretamente, no combate e na prevenção de muitos crimes, principalmente através da destinação de recursos, que melhoraram a infraestrutura das forças policiais, atuantes na segurança no município.  “Este Conselho desenvolve um trabalho de extrema utilidade para a sociedade, mesmo isso não sendo valorizado, ele cumpre seu papel aproximando e promovendo a integração entre a polícia e a comunidade”, elogiou o presidente da Acic Cianorte, José Claudiney Rocco, que também é vice-presidente do Conselho de Segurança.

AÇÕES

Uma das primeiras ações da nova diretoria que assumiu o Conselho de Segurança em julho deste ano, foi solicitar a avaliação técnica dos terrenos destinados à construção do Batalhão de Polícia Militar (PM) de Cianorte e da Subdivisão de Polícia Civil, que inclui o Instituto Médico Legal. “Este é um grande passo para a construção do Batalhão da PM e da Subdivisão da Polícia Civil”, explicou Wanderley Barbosa.

A visita técnica aconteceu na tarde de ontem, um mês após a Audiência Pública que contou com a presença do secretário de estado de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, que anunciou as instalações dos órgãos.

Durante a visita duas opções de terrenos foram avaliadas pelo engenheiro Octavio Dias Júnior, do setor de Arquitetura e Engenharia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), um na Avenida Ceará, nas proximidades da Praça Olímpica, e outro nos fundos da atual 3ª Companhia da PM, entre a Avenida América e o prolongamento da Avenida Leopoldina, e segundo o engenheiro, os dois terrenos atendem as necessidades. As duas opções serão apresentadas a uma comissão da SESP, que emitirá o parecer.