EcoBlitz RN Cidade Limpa Aconteceu no Último Sábado

Material da acao

Material da acao

Acic Cianorte, RPC Paraná do Bem, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierrez, realizaram ações de educação ambiental nos bairros Morada do Sol, Santa Felicidade e Aquiles Comar.

A EcoBlitz RN Cidade Limpa, que tratou da temática do lixo jogado em vias públicas e bueiros, iniciou com a limpeza simbólica em trecho da Avenida Ceará; prosseguiu com a entrega de panfletos informativos e pintura de bueiros com a frase “Não Sou Lixeira” nos bairros Morada do Sol, Santa Felicidade e Aquiles Comar; e finalizou com incursão ecopedagógica na Reserva EcoBlitz RN, onde foi realizada a limpeza de parte do Rio Cristalino.

A ação que contou ainda com o apoio da Montinorte, Rotaract, Interact, Gráfica Regente, Júpiter Baterias, Lobos Racing e Motopeças, provou que a união de iniciativas pode fazer muito por um mundo melhor. “Sozinhos nós não conseguimos fazer nada, mas juntos nós podemos agir tanto para beneficiar, quanto para destruir o meio ambiente, só depende de nós”, lembrou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cianorte, José Claudiney Rocco.

Durante a limpeza de trecho da Avenida Ceará, foram recolhidos lixos encontrados pelo caminho, que encheram cerca de 20 sacos de 100 litros. No Rio Cristalino os voluntários também recolheram cerca de 10 sacos de lixo. Outra ação para a limpeza das margens do rio acontecerá em novembro. “O lixo jogado nas vias públicas e nos bueiros é levado para os rios do Cinturão Verde causando a poluição. Não fui eu quem jogou, mas estou ajudando a recolher porque penso que fazer vale mais do que falar”, explicou a coordenadora da EcoBlitz em Cianorte, Lenir Guilhem.

Para o parceiro da ação em Cianorte, RPC Paraná do Bem, outro problema agravado pelo lixo jogado em vias públicas, que deve ser mencionado, é o aumento do número de casos de dengue e proliferação de ratos e baratas que está associado a isto. “Estamos levando informações para a população com a intenção de também reduzir o número de casos de dengue que é um problema de saúde pública”, afirmou a voluntária Fernanda Machado da Silva, da RPC.

Para a bióloga chefe da Divisão de Educação Ambiental do município, Cristiane Marchini Roco Bernardi as ações de educação ambiental precisam estar presentes na comunidade de forma contínua, para isso toda contribuição é vinda. “Para nós todo dia é dia do meio ambiente, a educação ambiental deve ser feita todos os dias, e com a colaboração de todos”.

Segundo a diretora da Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierrez, Edna Celeni Rodrigues, com a EcoBlitz RN Cidade Limpa, seus alunos voluntários, que são moradores do bairro, tiveram a oportunidade de vivenciar a prática de um trabalho de conscientização ambiental que a escola já desenvolve em seu dia-a-dia.


Sobre a EcoBlitz RN

Utilizando o conceito de diversão com conscientização criado pelo Projeto REAÇÃO NATURAL (www.reacaonatural.com.br), a EcoBlitz RN (facebook.com/ecoblitzcianorte) é uma ação de reeducação socioambiental, que segundo seus organizadores, está pautada na ideologia de que a resolução dos problemas causados ao meio ambiente dependem de atitudes de fazer, mais do que de falar. Como atingir a consciência ambiental é o objetivo perseguido pela ação, que em Cianorte é coordenada pela jornalista Lenir Guilhem.


O que acontece?

O lixo que as pessoas jogam nas ruas, avenidas, canteiros e praças são levados para os bueiros pelas águas das chuvas, e através do sistema de esgoto vão parar nos rios do Cinturão Verde.

O lixo, que muitas vezes também é varrido para dentro dos bueiros, contribui para a proliferação de insetos e ratos que podem transmitir doenças para a população.


O que podemos fazer?

Depende de você: só jogue nas ruas o que peixe pode comer… a menos que você ande com um saco de minhocas no bolso, nunca jogue seu lixo nas vias públicas.

[nggallery id=15]

Compartilhar