Em 2017, a ACIC Ficou Mais Perto de Seus Associados • ACIC Cianorte

Em 2017, a ACIC Ficou Mais Perto de Seus Associados

DSC 0210 1

Capacitação interna e externa, investimentos em infraestrutura e pessoal, envolvimento em assuntos pertinentes ao desenvolvimento econômico e social de Cianorte. Saiba o que a Associação Comercial já realizou na gestão do presidente João Carlos Testa, com o objetivo de se aproximar cada vez mais de seus associados.

Em 2017, a ACIC Ficou Mais Perto de Seus Associados 1

Um convite à gestão participativa! Essa é a definição para os esforços da Diretoria Administrativa da ACIC, Gestão 2016/2018, que desde o início de seu mandato vem promovendo uma série de mudanças com a finalidade de continuar prestando serviços de qualidade, buscando uma maior aproximação com seus associados. Entre estas mudanças estão o investimento em capacitação, o planejamento e realização de ações internas e externas e melhorias na infraestrutura da sede da instituição, para valorização e manutenção do patrimônio.
Estratégias de Aproximação

Visando uma maior aproximação com os seus associados a Associação criou o evento, ´Café com o Presidente´, onde faz uma explanação de todas as vantagens que os empresários têm, sendo associados à ACIC. Quando realizado para receber os novos associados da entidade, estes recebem ainda seus títulos de boas-vindas e compartilham o momento com outros empresários. Já quando o ‘Café’ é destinado à algum setor específico são realizadas discussões em busca de soluções comuns.

Entidade também passou a trabalhar um argumentário explicativo e elaborou o Manual do Associado. Com o tema ‘Uma ACIC Para Todos’, o Manual do Associado ACIC Cianorte, foi pensado para responder as dúvidas mais frequentes sobre o que é, e para que serve a Associação Comercial e Empresarial de Cianorte. A iniciativa visa informar os associados sobre a importância de compreender melhor a instituição da qual faz parte, para que no futuro possa melhor utilizar os serviços e parcerias oferecidas, de forma a contribuir com a melhoria contínua do cenário empresarial de Cianorte e região, bem como, com o crescimento de sua empresa. Elaborado no formato cartilha, o Manual do Associado ACIC traz ainda, de forma resumida, alguns exemplos de sua atuação em seus mais de 54 anos de existência.

Outro evento realizado pela ACIC Cianorte neste último ano, foi o projeto ‘ACIC no Seu Bairro’, também pensado com o objetivo principal de aproximar a entidade de seus associados. A primeira etapa do Projeto foi realizada em setembro de 2016, no Cianortinho e a segunda, em junho de 2017, na Zona 7. O projeto acontece de forma itinerante durante uma semana útil, em bairro determinado, sendo que o último dia da referida semana é destinado à concentração em um lugar público onde é disponibilizada orientação empresarial (PA Sebrae); serviços de entretenimento, saúde e beleza; além de consultas gratuitas do SPC Brasil/Serasa. O projeto tem ainda ações previstas para os bairros Vila Operária, Centro, Zona 04, Jardim Universidade, Zona 2 e Distrito de São Lourenço.

Participação Social

Nas ações junto a sociedade, a ACIC participa ativamente da campanha em prol da Duplicação da PR-323; deu início ao planejamento de ações do CODESC; viabilizou parcerias que trouxeram para Cianorte um Escritório de Articulação do SEBRAE; está em constantes reuniões com as autoridades competentes para encontrar soluções para desafios comuns ao comércio como a implantação da Zona Verde, a viabilização da iluminação das ruas e praças no período de Natal, e a divulgação para valorização da indústria e do comércio de Cianorte.

Capacitação Empresarial

No que diz respeito a capacitação, no período iniciado com a posse da Gestão 2016/2018, até agosto/2017, já foram oferecidos em parceria com o Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que funciona dentro da ACIC, 133 cursos e treinamentos, mais de 100 horas de consultoria empresarial, mais de 1100 orientações e informações, para mais de 1000 pessoas, contando as que já possuem empresa e as que têm intenção de ser empresários. A Diretoria atual realizou ainda seu Planejamento Estratégico, com o objetivo de reestruturar e fortalecer a entidade, para que ela tenha mais representatividade e força na região; e também está buscando a formação de Núcleos Setoriais Empreender, um programa que promove o associativismo e o desenvolvimento empresarial, por meio da organização das micro e pequenas empresas.

Promoções Conjuntas

Mesmo com todas as novas ações compreendidas na rotina da ACIC Cianorte, não foram deixadas de lado as tradicionais Promoções Conjuntas da Associação Comercial. Em 2017, foram realizadas a “Promoção Amor de Mãe Pede Biz”, com sorteio de uma Honda Biz 0 km, 1 Smartphone e vales-compras de R$ 350 reais; e as campanhas institucionais de valorização do comércio e fomento das vendas: 31ª Ponta de Estoque (evento); Dia dos Namorados (Ama mesmo? Então Prova!); e Cianorte Liquida (Liquida Papai). Também está em andamento com data prevista para encerramento em janeiro 2018, a Promoção Natal Sonho Dourado 2017, que conta com os eventos plus realizados em dezembro: ‘Concurso de Decoração Natalina’ e ‘Chegada do Papai Noel’.

Investimentos em Infraestrutura e Pessoal

Além do investimento em capacitação e promoção, a Associação Comercial também está investindo em sua sede e na contratação de pessoal destinado à área de Relações Públicas, para melhorar o atendimento aos associados. O investimento na reforma de manutenção predial que compreendeu pintura externa e interna, paisagismo, troca dos aparelhos condicionadores de ar do anfiteatro, além de readequação total da fachada, somam cerca de R$ 40 mil reais.