Em Cianorte, Saldo de Empregos de 2018 é o Maior dos Últimos Cinco Anos

De janeiro a dezembro a cidade registrou 631 contratações a mais do que demissões. De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, de janeiro a dezembro do ano passado foram registradas 9.999 contratações no município, contra 9.368 desligamentos, gerando um saldo positivo de 631 postos de trabalho. O resultado é 42 vezes maior que o de 2017 e o melhor dos últimos cinco anos.

Os setores que mais contrataram no período foram o de Serviços, com saldo de 341 postos; o da Indústria da Transformação, com 255; e o da construção civil, com 38. Eles compreendem vagas como trabalhador da cultura da cana-de-açúcar, repositor de mercadorias, assistente administrativo, magarefe, alimentador de linha de produção, faxineiro, costureiro e servente de obras. Os setores que menos admitiram foram o da Administração Pública (-6); Extrativa Mineral (1); Serviços Industriais de Utilidade Pública (2); Agropecuária, Extração Vegetal, Caça e Pesca (13); e Comércio (17). “Não é segredo para ninguém que o nosso país, nos últimos anos, enfrentou uma grave crise financeira que refletiu, por todo o território nacional, na geração de empregos. Na nossa cidade não foi diferente. Em 2015 e 2016 tivemos um déficit na geração, -657 e -626 vagas, respectivamente. Em 2017, concomitantemente ao crescimento da economia nacional reagimos, com o saldo de 15 vagas, e em 2018 finalmente retomamos a geração de empregos de vez”, explica o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, Wanderley Fernandes.

Para este ano, o Poder Público tem a expectativa de um aumento ainda maior no número de postos de trabalho. “Temos chão de fábrica, infraestrutura e profissionais capacitados. Além do que, devido às possibilidades de crédito que oferecemos, por meio do Banco do Empreendedor, e de outros projetos que possuímos, as possibilidades dos empresários ampliarem seus negócios e efetuarem mais contratações são animadoras”, relata o prefeito Claudemir Romero Bongiorno.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cianorte.

Compartilhar