Encontro de Executivos reúne Coordenadorias de todas as regiões do Paraná. • ACIC Cianorte

Encontro de Executivos reúne Coordenadorias de todas as regiões do Paraná.

Encontro de Executivos reúne Coordenadorias de todas as regiões do Paraná. 2

 

Nos dias 14 e 15 de março, a Faciap em parceria com o Sebrae/PR, realizou o Encontro Estadual de Executivos, no Hotel Bourbon, em Curitiba, com o objetivo de promover o compartilhamento de boas práticas de gestão de Associações Comerciais do Sistema Faciap. O evento reuniu mais de 150 executivos, representando 70 associações comerciais (ACEs) de todas as regiões do Paraná.

Durante os dois dias, os executivos apresentaram seus cases, debateram e trocaram experiências em 8 painéis com os seguintes temas: Cultura Associativista, Serviços, Desenvolvimento Local, Inovação, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos Internos, Gestão de Associados e Gestão Financeira.

Além disso, a programação do primeiro dia de evento foi encerrada com uma palestra do neurotrainer Marco Antônio Ott, com o tema “Desvendando os Segredos da Alta Performance”. Ele fez provocações e deu dicas para os executivos potencializarem suas capacidades profissionais.

O presidente da Faciap, Fernando Moraes, recepcionou os convidados e destacou a importância de iniciativas como essa para capacitar os profissionais das associações. “Todos vocês já têm um histórico de gestão, mas sempre estão querendo melhorar cada vez mais, e isso é muito importante. Você precisa estar com sua gestão bem alinhada para servir como exemplo para todas as associações comerciais. É de extrema importância essa capacitação”, disse.

José Gava Neto, diretor de Admionistração e Finanças do Sebrae/PR, entidade parceira do evento, enfatizou que o papel dos executivos é essencial para a sociedade por conta da atuação representativa dentro das associações. “Eu como executivo de uma associação comercial, qual é o legado que eu posso deixar? Qual é a minha marca? O que eu posso fazer? A Faciap tem se posicionado muito fortemente sobre todas as situações que a gente vai contribuir, e são brigas difíceis. Não é fácil, mas é a função da representatividade. E assim é também nas associações comerciais”, explicou.

Troca de experiências

Para Lisiane Salzer, da Associação Comercial de Cruzeiro do Oeste, o diferencial deste evento foi a troca de experiências. “Você verifica o que está sendo feito em outras associações para adaptar na sua associação comercial. Eu levo as experiências realizadas nas outras associações que podemos trazer para as nossas associações. É tirar do papel e levar pra prática”, comentou.

Denise Bonacio, da Cacinor, ressaltou a escolha do tema do evento. “Através de boas práticas nós conseguimos ampliar nossos horizontes, a nossa visão sobre as instituições que estão dentro do sistema e promover o intercâmbio que é fundamental para o desenvolvimento do nosso sistema associativista”.

Já Flavio Amorim, consultor da região Norte e Noroeste, disse que o evento é um marco no associativismo. “O legal é ver o executivo em contato com novas experiências e buscando como fazer isso na prática. Isso é o associativismo sendo praticado. Estamos aqui por esse propósito”, finalizou.

Fonte: Comunicação/Faciap

Compartilhar