Faciap Cria Projeto de Associações Comerciais Satélite para Atender Mais Cidades do PR • ACIC Cianorte

FOTO-MAT-FACIAP-ROCCO

Para alcançar as cidades que não possuam associações e levar benefícios para esses empresários, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), criou o projeto Faciap For All. A ideia é que associações comerciais de cidades polo ampliem o atendimento para além das fronteiras do município em que está localizada sua sede. “A associação comercial tem um papel de fomentar a economia local e estimular o desenvolvimento, então o projeto vai além de auxiliar empresários em seus negócios. É uma forma de estimular o crescimento das regiões”, explica o vice-presidente da Faciap, responsável pelo projeto, José Claudiney Rocco.

A partir do momento que o projeto começar a funcionar, a intenção é que as associações proponham soluções empresariais para os micro e pequenos negócios de regiões isoladas, que não possuem um número de habitantes mínimo para manter uma associação comercial aberta. “Essas regiões terão associações satélite. Queremos com isso, que a Faciap esteja presente em 100% do Paraná porque acreditamos que o associativismo ampara o setor produtivo em momentos de crise e oferece ferramentas para que, juntos, os empresários se fortaleçam”, afirma Rocco.

Etapas do projeto

O projeto passará por algumas etapas até a implantação. Estão sendo mapeadas as cidades do estado que não possuem associações comerciais. Em seguida, por meio das 12 Coordenadorias, serão definidas maneiras de as entidades-polo incentivarem os empresários das cidades em potencial a se reunirem. O próximo passo é levar a eles palestras sobre o associativismo e as vantagens que o projeto poderá trazer para a cidade se for implementado. Por fim, as associações maiores irão auxiliar os empresários daquele local fazendo uma análise do ambiente de negócios, para definição de planejamento estratégico e setores da região que serão foco nas ações.

Colaborou: Assessoria de Imprensa Faciap