Fim de Ano chegando: hora de melhorar o Atendimento • ACIC Cianorte

Fim de Ano chegando: hora de melhorar o Atendimento

Fim de Ano chegando: hora de melhorar o Atendimento 1

Por: Marcelo Zuin

Ao se aproximar das festas de fim de ano, as empresas se “vestem” para que a data não passe em branco, investindo em melhorias na loja, na divulgação, em produtos e decorações temáticos (enfeites de papai Noel, símbolos cristãos, de Ano Novo), da mesma forma as empresas precisam tomar cuidado com o serviço oferecido ao cliente.

Não basta um ambiente mais aconchegante e produtos bem expostos se o atendimento oferecido não for agradável. Atender bem é garantir que o produto venda mais rápido, é garantir que o cliente volte para uma próxima compra.

É preciso dar mais importância às opiniões dos clientes, precisam ouvir mais os elogios (meus pontos fortes), críticas (meus pontos fracos), sugestões (o que eu posso melhorar?), mudando de forma a atender suas necessidades.

É hora de investir em mais atenção ao cliente, oferecer diferenciais para que ele compre em sua loja, fazer com que compre seus serviços e não só seus produtos, e isso não é fácil. Serviços é um dos “produtos” mais difíceis de vender, e só assim se chega a um atendimento de excelência!

Algumas dicas simples para a melhoria do atendimento e das vendas:

1. – Aborde o cliente, cumprimente e chame-o pelo nome
  2. – Faça a ambientação de sua loja para o fim de ano (decoração natalina)
  3. – Prepare sua equipe, invista em capacitação (A Acic oferece cursos durante todo o ano, sendo que muitos são gratuitos)
  4. – Ouça o cliente, sendo simpático e prestativo
  5. – Ofereça produtos adicionais (não venda apenas a camisa, ofereça o cinto e a gravata)
  6. – Surpreenda o cliente (um café da manhã, uma premiação, ofertas ou uma mensagem)
  7. – Contrate funcionários temporários para essa época do ano (garantindo mais agilidade)
  8. – Organize e identifique melhor seus produtos (boa exposição faz a diferença)
  9. – Faça o pós venda (ela começa já na hora do pagamento)

Do mais boas vendas!

Marcelo Zuin