Happy Hour Mulheres Daqui

xDSC 2509

xDSC 2509

Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Cianorte realizou (29/09) o evento “Happy Hour Mulheres Daqui”.

O evento que tem o objetivo de trazer histórias de sucesso de mulheres cianortenses para serem compartilhadas, teve como primeira convidada palestrante, a cientista Linnyer Beatrys Ruiz Aylon. Na ocasião, a presidente do Conselho da Mulher, Ana Lúcia Capellari, também falou sobre o apoio do Conselho à campanha da Secretaria de Saúde ao “Outubro Rosa”. Realizado como um chá da tarde, o evento contou com a presença de empresárias interessadas em compartilhar conhecimento para crescimento pessoal e profissional.

Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta as chances de cura da doença. Entre as mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Brasil, 45,3% descobrem a doença em estágio avançado. Apenas 10,9% ficam sabendo no início, quando a chance de cura é maior. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), recomenda a realização anual do exame clínico das mamas por um profissional de saúde, a partir dos 40 anos. O serviço público de saúde de Cianorte oferece gratuitamente o exame.

 

Nossa convidada: Linnyer Beatrys Ruiz Aylon

Linnyer Beatrys Ruiz Aylon é cientista educadora e empresária. Aos 14 anos teve seu primeiro emprego, trabalhou na Cocamar. Deixou Cianorte aos 16 anos para estudar engenharia, numa época em que poucas mulheres tinham coragem para enfrentar uma profissão tão masculina.

Entre os títulos da cientista, estão o de Pós-doutora em Engenharia da Computação, Doutora em Ciência da Computação, Mestre em Engenharia Elétrica e em Informática Industrial e Engenheira de Computação. Linnyer Beatrys, também é líder do Grupo Manna de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Computação Ubíqua e Autonômica e um dos quatro membros do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos do Governo Federal e recebe do CNPq – fundação vinculada ao MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), bolsa de produtividade em pesquisa, um reconhecimento aos melhores cientistas do país.

Segundo a cientista, de todos os títulos obtidos, os mais importantes são os que a fizeram voltar a morar em Cianorte: é cianortense! filha da Dona Julita e do Dr. Sidney Ruiz, esposa de Aylon (seu primeiro namorado) e mãe do Don! Irmã da Jô, da Kennya e da Tuti. Quando fez a opção de voltar a viver em Cianorte, depois de traçar uma carreira de sucesso, um dos homens fortes do governo perguntou: ‘Você vai deixar tudo, sua carreira, seu sucesso, tudo, tudo, para voltar a Cianorte no interior do Paraná?’ E aquela foi a oportunidade de dizer: ‘Não, não vou deixar nada. Vou buscar o que ainda não tenho e acrescentar a tudo que faço! Cianorte tem, inclusive a qualidade de vida que uma cientista precisa’.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar