“Menos é Mais” Será o Tema do Feirão do Imposto do Conjove • ACIC Cianorte

“Menos é Mais” Será o Tema do Feirão do Imposto do Conjove

IMAGEM-MATERIA-CONJOVE-FEIRAO

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina. Em Cianorte, a iniciativa é realizada anualmente pelo Conselho do Jovem Empresário. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Atualmente, capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, o Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação e mais de 100 cidades do Brasil. Em 2019, as ações acontecerão de 20 a 25 de maio, quando acontece o dia “D” do Feirão do Imposto.

O tema escolhido para a campanha de 2019, “Menos é Mais”, faz analogia à teoria da “Curva de Laffer”: uma representação teórica da relação entre o valor arrecadado com um imposto a diferentes alíquotas. A teoria está sendo usada para ilustrar o conceito de “elasticidade da receita tachável”. De acordo com os organizadores, a Curva de Laffer mostra que, se forem aumentadas as alíquotas além de certo ponto, torna-se improdutivo, à medida que a receita também passa a diminuir.

Outro assunto abordado na campanha será a desburocratização do sistema tributário brasileiro. “No ano de 2019, o mote do Feirão do Imposto nos remete ao conceito em que Menos é Mais, chegando a hora de elevar o projeto a um patamar de efetividade, sendo agente de mudanças e promotor junto à sociedade civil organizada de um novo modelo de arrecadação de impostos, entendemos que o atual cenário Nacional pede mudanças, tanto na maneira de arrecadar quanto em como arrecadar”, explicam os organizadores da ação.