Novo Delegado é Recepcionado na ACIC • ACIC Cianorte

Novo Delegado é Recepcionado na ACIC

DSC 0027

Sociedade Civil Organizada de Cianorte se reuniu para dar as boas-vindas ao novo delegado chefe da 21ª Subdivisão da Polícia Civil de Cianorte, Adão Wagner Loureiro Rodrigues, e discutiu a possibilidade da instalação de uma Delegacia da Mulher no município.

A reunião, que aconteceu em (03/02) na Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, deu as boas-vindas ao novo delegado que falou sobre suas propostas e ouviu sugestões de possíveis soluções na área de segurança pública para a cidade.

Segundo Loureiro, a princípio seu trabalho estará focado no combate ao tráfico de entorpecentes em Cianorte e nos demais municípios que compõem a 21ª Subdivisão. Na oportunidade, o novo delegado destacou a importância de uma gestão compartilhada e das parcerias com a sociedade organizada. “As dificuldades são muitas, mas estamos aqui para enfrentá-las. A partir de agora, eu sou cianortense. As coisas ruins que acontecerem aqui vão me incomodar e as boas vão me alegrar”, comentou.

Principais Desafios

Durante a reunião, o delegado foi questionado sobre as principais deficiências relacionadas à segurança pública em Cianorte, entre as quais foram citadas a falta de estrutura pessoal, como a falta de escrivães e a necessidade urgente da instalação de uma Delegacia da Mulher.

No que diz respeito à falta de escrivães, os participantes levantaram um comparativo entre Cianorte e cidades da região como Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama, que possuem um número aproximado de habitantes e possuem para servi-las mais de 10 escrivães em suas delegacias, enquanto Cianorte possui somente 2 trabalhando de fato. A justificativa para a falta de estrutura pessoal é a de que Cianorte, por possuir menores índices de criminalidade, não necessitaria de tais funcionários. No entanto, a sociedade civil sinalizou seu desejo de investir em segurança preventiva e alertou para o fato desta criminalidade estar aumentando com relação há anos anteriores.

Para o Promotor de Justiça, Sérgio Roberto Martins, presente à reunião, as boas estatísticas de Cianorte não deveriam ser justificativas para a permanência de deficiências na segurança pública. “Sempre recebemos estatísticas como justificativa para não receber melhorias, mas basta observar nossa realidade de anos anteriores para ver que Cianorte já foi bem menos violenta”, enfatizou o promotor.

De acordo com as falas da maioria dos presentes, essas justificativas deverão ser contestadas e a partir de agora terá início um trabalho de reivindicação para que ações reais que beneficiem a segurança pública, sejam realizadas em Cianorte com a união de todos: empresários, autoridades, políticos e sociedade civil organizada. “O que nos enaltece não pode ser o que também nos pune”, comentou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, Luiz Sérgio Castardo, resumindo a não concordância da sociedade com a falta de estrutura mencionada.

Sociedade quer Delegacia da Mulher

Cientes de que inúmeras ocorrências envolvendo violência doméstica são registradas diariamente em Cianorte, mobilizando a estrutura pessoal da polícia em função da resolução dos casos, durante a reunião a Sociedade Civil Organizada questionou a possibilidade de solicitar a instalação de uma Delegacia da Mulher, para dar atendimento especializado aos casos, além de possibilitar assim, a liberação da Polícia para os trabalhos em outras áreas.

De acordo com o delegado, essa é uma solução possível de ser realizada com um quadro mínimo de 1 delegada, 1 escrivã e 2 investigadoras, que poderiam ser remanejadas de outras áreas e realocadas em Cianorte. “Tenho inclusive uma colega delegada que já manifestou desejo de vir trabalhar em Cianorte”, informou Loureiro Rodrigues.

A primeira ação da sociedade no sentido de conquistar a Delegacia da Mulher e a estrutura pessoal necessária aos trabalhos da Polícia foi solicitar seus representantes políticos para uma reunião com o Secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Fernando Francischini, o que ocorreu nesta quinta-feira (05/02), na ACIC, durante visita do Secretário ao município.

O pedido informal já foi feito e em breve será formalmente protocolado pela Sociedade Civil Organizada de Cianorte.