Parabéns ACIC 56 Anos e 1000 Associados • ACIC Cianorte

Parabéns ACIC 56 Anos e 1000 Associados

foto-capa-abertura-matéria-fachada-da-ACIC

Associação Comercial e Empresarial de Cianorte completa 56 anos e comemora com crescimento em seu quadro associativo, que chegou ao tão almejado marco de 1000 associados.

A ACIC Cianorte foi fundada em 12 de maio de 1963, devido a necessidade de representação da classe empresarial da cidade, que entrava em um período de expansão comercial. Na oportunidade, seu então presidente, Albino Turbay, disse que uma organização como a Acic poderia ser, não com atos ditatoriais, mas sim com a união entre todos, um elo para o fortalecimento da classe empresarial do município. “Esta associação deverá ser irmanada com um só ideal entre os seus sócios: o ideal de progresso para o bem não só da mesma, como de Cianorte, do Paraná e do Brasil”.

Da data de sua fundação para os anos que se seguiram, principalmente na década de 70, a ACIC teve papel fundamental no desenvolvimento do município. Entre outros feitos, atuou no incentivo da urbanização da cidade, exigindo e oficiando insistentemente os órgãos competentes, para resolverem questões como o asfaltamento de ruas, avenidas e rodovias, melhoria de praças e galerias de águas pluviais. A avenida Paraíba por exemplo, foi asfaltada graças a insistência e intervenção da Acic, que temia o deslocamento da fábrica de refrigerantes Gold Scrin, para outra localidade motivada pelas más condições urbanas do local.

Fortalecimento da Classe Empresarial

A Associação Comercial e Empresarial de Cianorte possui um dos quadros associativos mais influentes da cidade e tem muito do que se orgulhar. Junto a sociedade a Acic participa ativamente de ações com o intuito de sensibilizar as autoridades competentes para encontrar soluções para desafios comuns ao comércio, a indústria e a prestação de serviços de Cianorte, como por exemplo as campanhas realizadas em apoio a Sociedade Civil Organizada, entre elas já esteve à frente do “Abraço simbólico ao Fórum de Cianorte” que chamou a atenção do STF, pedindo fim do mecanismo da corrupção e apoiou a Operação Lava Jato.

A Associação realiza constantemente ações com o objetivo de reestruturar e fortalecer a entidade, para que ela tenha mais representatividade e força na região. Desde 2017, a Acic realiza, em parceria com a prefeitura, uma campanha institucional de valorização da indústria e do comércio de Cianorte, com vídeos divulgando a diversificação da indústria e incentivando o consumo local. A instituição também dá suporte a formação de Núcleos Setoriais Empreender, um programa que promove o associativismo e o desenvolvimento empresarial, por meio da organização das micro e pequenas empresas.

No que diz respeito a capacitação, oferece em parceria com o Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que funciona dentro da Acic, cursos, treinamentos, consultorias empresariais, orientações e informações para pessoas que já possuem empresas e as que têm intenção de ser empresários.
Mesmo abrangendo novas ações, a Acic Cianorte ainda mantém suas tradicionais Promoções Conjuntas, como a do Dia das Mães e Natal, e as campanhas de fomento das vendas: Ponta de Estoque e Cianorte Liquida.

ACIC Cianorte Hoje – Somos 1000

Recentemente a Associação Comercial conquistou seu associado número 1000, um feito comemorado pela diretoria e pelos colaboradores. “Este era um marco almejado por gestões anteriores a nossa, que eu, agora como presidente e antes como componente da diretoria e associado Acic, tive o privilégio de acompanhar a busca gradual desse objetivo alcançado, que só foi possível graças à soma de esforços de todos os envolvidos: diretores, conselheiros e o nosso valoroso quadro de colaboradores”, afirmou o presidente da Acic, Hércio Correia de Oliveira.

De acordo com o Presidente Hércio, ser uma entidade que congrega mil empresas, significa muito para a Associação e materializa o esforço contínuo de sua equipe que vem se aprimorando diariamente para se antecipar aos anseios da classe empresarial, mas acima de tudo, demonstra a importância dos empresários estarem juntos para que possam se fortalecer cada dia mais. “Uma reflexão que precisamos fazer com a meta alcançada é que a importância dada ao nosso associado 1000, que simboliza um marco alcançado em nossa entidade empresarial, deve ser tanto quanto o nosso associado 1, ou 228, ou qualquer outro, porque caso qualquer um desses nos falte, é uma força a menos no conjunto”.

Além de significar muito para a Acic, ter tantas empresas associadas significa também muito para Cianorte, quando considerados dados como os do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que atestam que Cianorte possui hoje mais de 22 mil empregos formais, distribuídos em cerca de 5 mil empresas, das quais 1000 são associadas a Associação Comercial. “Considerando que as maiores empresas dos subsetores de alimentos e vestuário, pertencem ao quadro associativo da Acic, concluímos a importância de estarmos juntos e fortes para ultrapassar todas as marcas que desejarmos daqui para o futuro”, analisa o Presidente, lembrando que a respeitável história de mais de meio século da Associação Comercial está amparada na história de sucesso de cada associado que faz ou já fez parte da instituição em algum momento. “Somos uma união entre pessoas que possuem empresas, que trabalham diariamente para gerar emprego e renda e trazer prosperidade. Todos os nossos associados podem comemorar a existência da instituição que nos representa como empresários e que tem em cada um, sua razão para existir. Parabéns Acic, parabéns empresários. Hoje somos 1000, mas juntos podemos ser muito mais”, finaliza o Presidente.