Polícia Militar de Cianorte tem novo integrante • ACIC Cianorte

Polícia Militar de Cianorte tem novo integrante

PM Strozake Wanderley Barbosa Luiz Sérgio Mendonça Valdir Blaszack Patrícia Longhini Ana Lúcia Capellari Capitão Carmelito dos Santos e Carlos Alberto Camacho.

Doado pelo Conselho Municipal de Segurança, em parceria com a Acic Cianorte, o novo integrante, um filhote de cachorro da raça pastor Belga de Malinois, já está sendo treinado.

O filhote de três meses, agora faz parte da matilha do Canil da 3ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar de Cianorte. Caso responda bem ao treinamento, em breve poderá sair para a rua, para ter contato e maior interação com o ambiente externo. O Pastor Belga de Malinois é multifuncional, apto ao ataque, radiopatrulhamento e busca de drogas.

Durante a entrega, o Comandante da 3ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar de Cianorte, Capitão Carmelito dos Santos, agradeceu a Acic e o Conselho Municipal de Segurança, que demonstram interesse em trabalhar junto com a Polícia Militar no combate ao crime. “Eu já disse em outras oportunidades, que a participação da comunidade é um grande diferencial no trabalho da Polícia. Em Cianorte temos, essa participação!”, afirmou o Capitão.

O cãozinho foi avaliado pelo médico veterinário da PM, Ricardo Taborda Leal, que atua no Centro Veterinário de Curitiba. Segundo Leal, no treinamento inicial, similar a brincadeiras, o filhote já demonstrou habilidades e aos sete meses, deverá estar apto a trabalhar, preferencialmente com seu adestrador, o soldado João Francisco Strozake.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança, Wanderley de Paula Barbosa, falou sobre o objetivo do Conselho de somar forças com a polícia e a comunidade, para manter a ordem na cidade. “Neste momento, estamos nos juntando e percebemos que vamos poder fazer muito mais pela segurança no nosso município. Nosso próximo passo, talvez seja fornecer uma fêmea para o Canil”, planeja o presidente. Já a vice-presidente da Acic, Patrícia Mitiko Longhini, enfatizou que a instituição está muito satisfeita em poder contribuir, promovendo a segurança, não só para a classe empresarial, como também para toda a comunidade cianortense. “O cachorro é mesmo o melhor amigo do homem! O gesto da Acic Cianorte, junto com o Conselho, também simboliza nossa vontade de nos colocar a disposição para contribuir com a segurança no nosso município”, disse a vice-presidente.

Sobre o Canil

Funcionando em Cianorte desde julho de 2011, o Canil da PM tem um trabalho desenvolvido pelos soldados da Polícia Militar, João Francisco Strozake e Elson Paulo Silva, que se dedicam ao treinamento dos cães, no sentido de treiná-los para localizar drogas escondidas em lugares diferenciados: pisos de carros, vestimentas, ou ainda em locais inusitados e de difícil acesso pelo ser humano.