Programa Paraná Produtivo reúne lideranças e discute desenvolvimento regional • ACIC Cianorte

Programa Paraná Produtivo reúne lideranças e discute desenvolvimento regional

A iniciativa contribuirá para a geração de emprego e renda e a diminuição de desigualdades

Uma proposta inovadora de desenvolvimento produtivo regional integrado está sendo lançada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes. O programa Paraná Produtivo, irá identificar potenciais e carências de regiões do Estado, visando ampliar a capacidade de desenvolvimento integrado entre instituições públicas e privadas. O evento de apresentação do projeto aconteceu (20/05), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), e contou com a presença do secretário estadual da pasta, Valdemar Bernardo Jorge, além de autoridades locais e regionais.

Nesta primeira fase do programa, estão sendo realizadas as oficinas de diagnóstico para coleta de informações e demandas de cada uma das regiões, destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo. Devido à pandemia, as ações ocorrerão em formato virtual, com a participação de prefeitos, secretários municipais e representantes do setor produtivo, de universidades e da sociedade civil organizada.

Na oportunidade, Valdemar Jorge mostrou que um dos objetivos do Paraná Produtivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais. O secretário também destacou a importância de integrar as políticas públicas municipais e estaduais, sincronizando-as com ações desenvolvidas por entidades representativas e pelos setores empresariais e acadêmicos. “Precisamos integrar todas as iniciativas estaduais às necessidades da população para o desenvolvimento das regiões”, disse Bernardo Jorge. “Estamos trabalhando para integrar as políticas públicas do Estado com as municipais. Para que aconteça tal estruturação, temos três eixos prioritários: pessoas, sistemas produtivos e infraestrutura. Um quarto foco é a governança e gestão, permitindo o acompanhamento dos resultados e a busca pela autossustentação dos planos ao longo do tempo”, enfatizou o secretário.

“Esse alinhamento que temos com o governador Ratinho Júnior e toda a sua equipe, vem proporcionando grandes avanços para Cianorte e os municípios da Amenorte. Com este programa, tenho certeza que cada município poderá explorar o que tem de melhor, fortalecendo assim toda a região. Hoje debatemos situações como de infraestrutura, capacitação de pessoas e fortalecimento dos sistemas produtivos, como pavimentação de estradas rurais, retomada do turismo, apoio ao pequeno produtor, apoio ao cooperativismo e energias renováveis”, pontuou o prefeito, Marco Franzato, que na oportunidade esteve acompanhado pelo vice, João Alexandre.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Município de Cianorte.