Sebrae/PR lançou Empretec, em Cianorte

DSC 5088 reduzida

DSC 5088 reduzida

Para a realização do Empretec em Cianorte, além da ACIC, o Sebrae/PR contou com o apoio do Conselho do Jovem Empreendedor de Cianorte (Conjove Cianorte), Prefeitura Municipal e Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário de Cianorte-Maringá.

Ministrado no Brasil e internacionalmente, o Empretec é conhecido por transformar as atitudes e o comportamento dos participantes. A metodologia, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil pelo Sebrae, em forma de um seminário, foi apresentada em Cianorte na última quinta-feira (21/03), às 19h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (ACIC).

Para a ocasião, foi programada a palestra “Superando desafios e obtendo sucesso como empreendedor”, que foi ministrada por Carlos Roberto Guedes. Especialista em Administração, Marketing, Estratégia e Gestão de Negócios, Guedes abordou as características empreendedoras que podem ser desenvolvidas para obter melhores resultados nos negócios e na vida.

Na sequência, foram prestadas explicações gerais sobre o Empretec e, por fim, os participantes puderam preencher um questionário de interesse em integrar a nova turma. Após o evento, as inscrições para o Empretec permanecem abertas até o dia 5 de abril, já que as entrevistas individuais serão realizadas na semana seguinte, de 8 a 12 de abril. “As entrevistas objetivam traçar o perfil do candidato, buscando identificar se o mesmo tem as características necessárias e se está no momento pessoal adequado para participar do seminário”, explica Adriano da Silva.

Já a capacitação está prevista para acontecer de 22 a 27 de abril, com turma de 25 participantes. “Incentivo os empresários a aproveitarem essa oportunidade porque será realizada uma única edição do Empretec em 2013, no município”, alerta o consultor do Sebrae/PR.

A proposta do Empretec, segundo Adriano da Silva, é estimular a descoberta de habilidades pessoais, que se convertam em maior capacidade de obter sucesso nos negócios. Para isso, serão aplicadas atividades vivenciais e interativas, com jogos, exercícios e debates, que transformam o comportamento e a atitude do empresário. “O método de aprendizado é de alta qualidade e desafia o participante a inovar no dia a dia de sua empresa para atingir o pleno potencial de seus negócios. Além disso, aperfeiçoa o perfil de liderança e as habilidades de negociação e de gestão de empresa, garantindo maior segurança nas tomadas de decisões e ampliando a visão, com foco em competência e competitividade”, reforça o consultor do Sebrae/PR.

A alteração de conduta, sugerida pelo Empretec, é baseada em dez características. São elas: iniciativa e busca de oportunidades; capacidade de correr riscos calculados; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas; capacidade de planejar e monitorar ações; capacidade para buscar e utilizar informações; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança; exigência de qualidade; e eficiência.

Resultados positivos

O empresário do Supermercados Dia a Dia, Marcelo Zuin, participou da última edição do Empretec em Cianorte, que ocorreu em 2011. Ele conta que, para a sua empresa, as mudanças foram positivas e significativas. “É um treinamento diferente. Desenvolve habilidades e comportamentos que nos ajudam a traçar metas, alcançar objetivos e a lidar com situações limite dentro da empresa. Dessa forma, o empresário também fica mais preparado para a tomada de decisão. Fiquei muito satisfeito porque adquiri mais profissionalismo e aprendi a exercer foco em resultados”, enfatiza.

Marcelo Zuin acrescenta que, ao aplicar as novas atitudes e comportamentos na prática, obteve melhores resultados até em vendas. “Antes do Empretec estava acostumado e acomodado em meus métodos de trabalho, mas a capacitação nos desperta para mudanças saudáveis. Recomendo o seminário porque realmente é muito válido e faz diferença”, frisa o empresário.

Para participar

Interessados em participar do evento de lançamento do Empretec devem confirmar presença na ACIC, pelo telefone (44) 3619-1124. O contato é Cléo. Já as inscrições para o seminário do Empretec poderão ser feitas no dia e local do evento, ou na Associação Comercial. Mais informações também podem ser obtidas no Sebrae/PR, pelo (44) 3622-7065.

O Empretec é uma solução aplicada pelo Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas e é destinado, principalmente, àqueles que já têm alguma experiência de mercado e que desejam melhorar o desempenho empresarial.

 

Compartilhar