SPC/Serasa: Rápido, Barato e Seguro • ACIC Cianorte

SPC/Serasa: Rápido, Barato e Seguro

money

ACIC alerta empresários sobre a escolha consciente de fornecedores de dados do serviço de informações cadastrais utilizados nas análises de crédito pré-vendas.

Quanto vale uma consulta de restrição de crédito – consulta de SPC? A mais utilizada no mercado, a SPC Mix (Cheque + SPC), que custa R$ 1,20 para empresas que fazem parte da Associação Comercial e Industrial de Cianorte, vale muito: pode prevenir inadimplência e proporcionar vendas seguras evitando processos desgastantes e onerosos de cobrança, desde que obtidas de entidades que possuem credibilidade.

O banco de dados da BCF não é disponibilizado por outras vias, que não as associações comerciais.

O hábito de consultar a situação do crédito do cliente antes de efetuar vendas, associado ao hábito de incluir os nomes de clientes inadimplentes no Serviço de Proteção ao Crédito, tem provado resultados positivos no comércio. No entanto, é necessário avaliar de onde vem a fonte da informação que muitas vezes determina se uma venda é segura ou não, em se tratando de aprovação prévia de crédito. “O comerciante deve prestar muita atenção de quem ele está comprando informações de proteção ao crédito, porque o descuido pode levá-lo a comprar informações que lhe darão prejuízo”, explica o presidente da Acic Cianorte, José Claudiney Rocco, completando que esse cuidado da entidade, pesou muito na hora de optar pelo banco de dados fornecedor do cadastro hoje utilizado pela Acic, adquirido no início do ano passado: a BCF – Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito.

Criada pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, a BCF oferece, através das associações comerciais, o serviço de SPC / Serasa. “Muitas empresas estão chegando ao mercado oferecendo aos empresários um serviço onde dizem ter todas as bases de informações em uma única consulta, isso não é verdade porque o banco de dados da BCF por exemplo, não é disponibilizado por outras vias, que não as associações comerciais”, explica o presidente.

A BCF atua em todo o Paraná, oferecendo às Associações Comerciais, lojistas e compradores informação segura de proteção ao crédito. O banco de dados da BCF foi implantado em 2012, resultado do esforço conjunto na busca de um sistema próprio, garantindo autonomia sobre os dados do Serviço de Informações Cadastrais, por meio de um convênio de cooperação entre a FCDL/PR – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Paraná e a Faciap, firmado em Brasília, que garantiu o acesso da Base Centralizadora do Paraná ao Banco de Dados do SPC Brasil e SERASA, permitindo aos empresários consultar informações de pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil. Atualmente, são cerca de 230 entidades atendidas, o que representa 90% de cobertura estadual. Antes de fazer sua opção, conheça o serviço e compare.“Quando nossos associados utilizam os serviços da Acic os benefícios são revertidos para nossa Federação, e depois retornam para a nossa entidade em benefícios para os próprios empresários. Isso cria um círculo virtuoso onde todos ganham”, finaliza Rocco.