Uma ‘Sessão Solene’ para Elas • ACIC Cianorte

Uma ‘Sessão Solene’ para Elas

DSC 0833

Conselho da Mulher Empresária apoiou evento “Mulheres Vencedoras”, realizado em parceria com a ONG Ensina-me a Viver e a Câmara Municipal; personalidades do município foram homenageadas.

Uma ‘Sessão Solene’ para Elas 1

Uma noite para ficar na memória dos cianortenses e na história do município de Cianorte. Assim pode ser definida a realização da I Sessão Solene em Celebração ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Câmara Municipal em parceria com a ONG Ensina-me a Viver e o Conselho da Mulher Empresária da ACIC Cianorte, na noite de quarta-feira, 8 de março. Tratando sobre o tema “Mulheres Vencedoras”, o evento homenageou personalidades anônimas e de destaque, promovendo momentos de muita emoção.

Com apresentações culturais, religiosas, palestra e discursos, o evento tratou sobre os desafios ainda presentes às mulheres, destacando a força de vontade e as conquistas já alcançadas pelo gênero. Em lugar de honra e como convidadas especiais, participaram da sessão aproximadamente 65 mulheres ligadas à ONG Ensina-me a Viver, que reúne pessoas que enfrentam a luta contra o Câncer.

Na ocasião, o presidente do Legislativo, Dirceu Manfrinato, ressaltou a importância da temática nos dias atuais. “É preciso promover discussões cada vez mais profundas, que gerem mudanças em nossas ações, porque, mais que discursos, as mulheres precisam de comportamentos que acabem de uma vez por todas com os tratamentos desiguais no trabalho, em casa e em qualquer ambiente social”, comentou, afirmando que uma das ações de sua gestão à frente da Câmara será integrar lutas sociais que representam categorias diversas da sociedade.

Fazendo uso da palavra, o prefeito Claudemir Romero Bongiorno, que esteve acompanhado de sua esposa, Fátima Bongiorno, que além de primeira dama do município, é presidente de honra do Provopar, destacou a importância da mulher para a formação pessoal e individual e também para o desenvolvimento social. “Antes mesmo de vir ao mundo, nós começamos a depender da mulher, que cede o seu útero para que sejamos gerados durante nove meses. Depois que nascemos, é a mulher que nos amamenta. É ela também que se responsabiliza por tantas coisas familiares e, além disso, vai à luta no mercado de trabalho, pensando nos filhos, no marido e nas causas que defende. Nunca é demais falar sobre essa valorização, porque vocês, mulheres guerreiras, realmente merecem todo o nosso respeito e a nossa admiração”, disse o Prefeito.

As Homenageadas

Histórias de mulheres guerreiras que superaram dificuldades, como a pobreza, o câncer e até mesmo a criação dos filhos sozinha, foram o grande destaque da noite. Cada vereador escolheu uma mulher da cidade para receber um Certificado de Voto de Parabéns. O vereador Dadá escolheu Célia Lopes Marchini, que é presidente da ONG Cão Paixão e luta por políticas públicas junto à causa animal. O vereador João Alexandre homenageou a controladora interna da Câmara, Sirlei Rigoldi, servidora pública há 28 anos. Marcia Pereira entregou o certificado para a enfermeira Maria Alice, que trabalha na UTI da Santa Casa. Natal Reis homenageou a senhora Cleuza Justino Ribeiro Camilotti, destaque por realizar orações na cidade.

A vereadora Santina Buzo, por sua vez, homenageou a empresária Ivete Membrides João Pedro, destacando sua ação enquanto empreendedora e, também, junto a causas sociais. Já Sergio Mendes homenageou a policial militar Walquíria Bonilha da Silva. O parlamentar Silvio Fernandes homenageou Sonia Maria Cabral Marques, que está à frente de trabalhos com grupos da terceira idade, e o vereador Victor Hugo a senhora Rosalina Brito, que, mesmo estudando apenas a primeira etapa do Ensino Fundamental, desenvolveu várias atividades alternativas em prol da formação dos três filhos, que hoje são profissionais de destaque.

A escolhida e homenageada pelo presidente da Câmara, Dirceu Manfrinato, foi a presidente da ONG Ensina-me a Viver, Iraci de Sarges, como forma de homenagear a todas as mulheres guerreiras que passam ou que já passaram por tratamento contra o câncer. A homenageada fez uso da palavra durante a sessão e apresentou alguns trabalhos desenvolvidos pela organização. “Estou muito emocionada nesta noite, porque a ONG teve início lá atrás, quando eu, também desafiada pelo câncer, iniciei uma campanha de arrecadação de lenços. Hoje, essas mulheres guerreiras estão aqui, sendo destaque nesta solenidade e é com todas elas que divido essa homenagem”, discursou.

Um outro momento emocionante foi o discurso da mãe do goleiro Danilo, que morreu recentemente no acidente aéreo com o time da Chapecoense. Dona Ilaídes Padilha falou sobre a força da mulher, superação de desafios e sobre convívio social, comovendo a todos. O evento teve, ainda, apresentações musicais, feitas pela dupla Leonardo e Ana Paula e, também, pela cantora Carla Naiara, além da participação do Paulinho JP, do grupo Tá Curando, e da psicóloga Camila Ventura. Após o encerramento da sessão, um coquetel foi servido a todos os presentes.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Cianorte.