Aqui na ACIC você fica sabendo! Paranaenses pretendem gastar mais nesta Black Friday. • ACIC Cianorte

Aqui na ACIC você fica sabendo! Paranaenses pretendem gastar mais nesta Black Friday. 2

Pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), ao grupo Datacenso, mostra a intenção de compra do consumidor paranaense para a Black Friday, que é realizada na última sexta-feira de novembro.

As entrevistas foram realizadas por telefone com 605 consumidores entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro de 2023, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Cascavel, Londrina e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%, considerando o grau de confiança de 95%, satisfatório para uma análise estatística.

Quanto ao perfil dos entrevistados, mais da metade pertence ao gênero feminino, com faixa etária entre 26 a 35 anos, seguido de 36 a 45 anos e 46 a 55 anos, cuja renda familiar predominante de R$ 2.641 a R$ 6.600, seguida de R$ 6.601 a R$ 13.200.

Produtos

Os produtos mais citados que os consumidores pretendem comprar são celulares, tablets, roupas, linha branca (máquina de lavar, geladeira, freezer, fogão, micro-ondas, forno etc) e eletroportáteis (liquidificador, batedeira, multiprocessador, pipoqueira, sanduicheira, grill, aspirador e etc.)

Cenário favorável

De acordo com o presidente da Faciap, Fernando Moraes, o cenário atual está mais favorável ao consumo neste ano em relação ao ano passado, especialmente quando olhamos para os indicadores de redução de inflação, desemprego e taxa de juros.

Ticket médio

A pesquisa aponta que a estimativa da média do valor que os consumidores pretendem gastar na Black Friday é de R$ 1.678,66. Os dados mostram também que os consumidores de Cascavel (R$ 1.892,73), seguidos pelos de Curitiba (R$ 1.832,50) são os que mais vão gastar com as compras. Já os de Maringá são os que pretendem desembolsar menos (R$ 1.273,45).

Por gênero, os homens irão gastar mais que as mulheres. Por faixa etária, os mais velhos, com mais de 55 anos e os de 26 a 35 anos, são os que mais irão desembolsar.

Acesse aqui o relatório da pesquisa

Fonte: Assessoria de Comunicação/FAciap