Já é Quase Natal! Prepare Sua Empresa e Boas Vendas! • ACIC Cianorte

Já é Quase Natal! Prepare Sua Empresa e Boas Vendas!

natal compras

JOAO_TESTA

Por: Hércio Correia de Oliveira*

De forma geral, as datas comemorativas podem representar um aumento no volume de vendas e lucros para o comércio; mas elas também podem ser significativas para fidelizar clientes, para isso é necessário estarmos preparados para atender a demanda que estes períodos exigem.

Estamos no terceiro trimestre e já precisamos nos preparar para os negócios de final de ano. É importante que nosso primeiro investimento seja na qualidade de nosso atendimento; treinar a equipe é fundamental. Também não podemos nos esquecer de aumentar o estoque, organizar a logística e principalmente, fazer promoções.

Algumas datas que são comemoradas nos últimos 4 meses do ano, podem motivar vendas: em setembro, dia 30, temos o Dia da Secretária, uma ótima oportunidade para segmentos específicos como papelarias, floriculturas, chocolaterias, etc. Em outubro, no dia 12, com a chegada do Dia das Crianças, os ramos de brinquedos, eletrônicos e entretenimento, podem realizar ótimas vendas. Em meados do mês de novembro, já iniciam as confraternizações de final de ano, com as tradicionais brincadeiras de ‘Amigo Secreto’, abrindo um leque de opções para a comercialização de diversos produtos. Finalmente, em dezembro, temos nosso tão esperado Natal, uma ótima oportunidade de oferecer para as pessoas que escolherem nossas empresas para suas compras, muito mais do que mercadorias, é a hora de estabelecermos vínculos para fidelizar clientes.

As pesquisas mais recentes sobre finalização de vendas, afirmam que a tendência das relações entre consumidores e empresas evoluíram; hoje se busca uma experiência ao se adquirir um produto ou serviço. O simples fato de alguém entrar em nossa empresa e finalizar a compra, não determina que a relação tenha sido satisfatória e tampouco que será duradoura. O que será determinante para que esse cliente volte ao nosso comércio é a forma como ele foi atendido e o plus que oferecemos, como por exemplo, as promoções e os brindes.

Anualmente a Associação Comercial planeja e executa suas promoções, entre elas a Promoção de Natal, com a finalidade de fidelizar e atrair clientes para o comércio de Cianorte, com isso, temos observado o comportamento dos consumidores da cidade e da região, que ao final de suas compras demonstram satisfação ao receber seu cupom para concorrer a prêmios. Embora estes consumidores não entrem na loja somente por causa das promoções, eles são atraídos pela possibilidade de concorrer a prêmios como carros, motos e vales-compras. Para se ter um parâmetro do quanto as promoções representam valor agregado ao ato de comprar, estima-se que cerca de 80% dos cupons distribuídos são preenchidos pelos clientes, que mesmo se não forem sorteados, continuam preenchendo seus cupons ano após ano, pela experiência de ter comprovado na ampla divulgação que a ACIC dá aos seus ganhadores, que eles têm chance real de ganhar prêmios de auto valor, nas citadas promoções.

Nós empresários sabemos que temos que agradar nossos clientes o ano todo, mas no período de Natal eles esperam um pouco mais de nós, e para isso a Associação Comercial está aqui, planejando nosso “Natal de Prêmios de Cianorte”, participe, faça sua adesão!

*Hércio Correia de  Oliveira é empresário, tem formação superior em Gestão Estratégica de Organizações, é sócio proprietário da Ótica Ademar e Presidente da ACIC Cianorte.