Lançamento oficial do “Projeto Cianorte 2053” aconteceu na ACIC • ACIC Cianorte

Lançamento oficial do “Projeto Cianorte 2053” aconteceu na ACIC

Lançamento oficial do “Projeto Cianorte 2053” aconteceu na ACIC

Lançamento oficial do “Projeto Cianorte 2053” aconteceu na ACIC

Uma iniciativa do SEBRAE, ACIC e Prefeitura de Cianorte, projeto irá planejar o desenvolvimento do município para os próximos 30 anos. Evento de lançamento teve palestra com o consultor Carlos Piazza.

A iniciativa, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, busca preparar a cidade para o futuro com inovação, inteligência, planejamento e desenvolvimento, elevando-a ao mesmo nível das cidades mais modernas e desenvolvidas do mundo.

O ano referência escolhido para colher os frutos do Projeto será 2053, quando Cianorte irá completar 100 anos, até lá, no que depender da iniciativa do poder público e da sociedade civil organizada do município, a cidade será uma referência de desenvolvimento econômico para sua região. “Esse é um projeto audacioso que visa planejar o desenvolvimento de Cianorte para os próximos 30 anos, propondo um modelo de gestão que garanta que projetos de interesse da sociedade civil organizada sejam estruturados e tenham continuidade no médio e longo prazo”, explica o presidente da ACIC, Nivaldo Rodrigues de Souza.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Valtemar Sartorelli, o prazo de execução do projeto é de 18 meses. As duas primeiras fases foram custeadas pelo Sebrae e ACIC, a partir de janeiro de 2022, a prefeitura passa a custear o projeto por meio de recurso que já foi inserido na Lei Orçamentária de 2022.

Palestra chamou atenção para desafios do futuro

Para refletir e adquirir conhecimento para iniciar o processo de pensar Cianorte para o futuro, durante lançamento do Projeto foi realizada palestra com o consultor Carlos Piazza, Darwinista Digital e fundador da CPC, uma empresa focada em negócios digitais, disrupção, aceleração digital e seus impactos na sociedade.

Durante a palestra, Piazza fez um balanço da história econômica de Cianorte e abordou temas relacionados ao Cianorte 2053 e sua metodologia, que convida a comunidade cianortense para ações que possam formular o cenário futuro desejado, ancoradas em conceitos básicos da sociedade 5.0, cujos pilares são: qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade, e o da cidade antifrágil, ou seja, uma cidade que se antecipa às mudanças.

Além do presidente e diretores da ACIC, estiveram presentes o prefeito, Marco Franzato, acompanhado do vice, João Alexandre Teixeira; o secretário do Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; o deputado estadual, Jonas Guimarães, entre outras autoridades e empresários locais.

Compartilhar