É Hora de Planejar a Retomada da Economia • ACIC Cianorte

É Hora de Planejar a Retomada da Economia

É Hora de Planejar a Retomada da Economia 1

Por: Nivaldo Rodrigues de Souza*

A retomada da economia já começou! Os últimos dados oficiais do munícipio de Cianorte, divulgados sobre a situação da pandemia do coronavírus em nossa cidade, demonstram que estamos, graças as atitudes de todos, vencendo o desafio do Covid-19. Não vamos baixar a guarda até que o perigo de contágio tenha passado completamente, mas já podemos focar no plano de retomada para o funcionamento seguro e 100% de nossas empresas.

Nesse primeiro momento é interessante que cada empresário identifique os impactos da pandemia em seu negócio, para assim planejar sua retomada de acordo com os recursos disponíveis. Recentemente, o Sebrae realizou uma pesquisa onde mencionou 183 linhas de crédito disponíveis para pequenos negócios, que necessitem de uma força para se reestruturar a partir de agora. A matéria falando sobre o assunto está nesta edição do Jornal da Acic, nós devemos nos informar para ver se alguma dessas soluções se adequa ao nosso negócio.

Durante este tempo em que nossas empresas estiveram trabalhando com capacidade reduzida, também nossos clientes diminuíram seu consumo de diversos itens, por conta do isolamento social, mas com a retomada, também o consumo irá se ajustar. Cabe a cada empresário reconquistar e fidelizar seus clientes, observando que muitos migraram para as compras por meios virtuais, exigindo que em nossos novos modelos de atendimento pós-pandemia, esse detalhe seja observado com cuidado. Se o cliente preferir receber seus produtos na segurança de seu lar, por que não oferecer esse serviço para agregar valor ao seu novo jeito de atender?

Um plano de retomada da economia já está sendo elaborado pelo Sebrae, a Acic e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cianorte – Codesc, onde serão elencadas soluções para Cianorte e região no sentido de vencer os desafios pós pandemia. Na Associação Comercial já estamos iniciando o planejamento pensando no final de ano. Sabemos que tradicionalmente as vendas tendem a aumentar a partir do mês de setembro, atingindo seu ponto máximo no mês de dezembro. Será neste período, nossa chance de fidelizar nossos clientes e reconquistá-los para nossas novas formas de atender, valorizando nosso comércio, nossa indústria e nossa prestação de serviços.

Vamos todos focar no pensamento positivo de que a única curva ascendente daqui para frente será a da nossa melhoria no atendimento, para juntos reconstruirmos nossa economia local, gerando emprego e renda para nossa cidade.

Cada um fazendo sua parte, vamos reafirmar a prosperidade de nosso comércio e sairemos com nossos negócios reinventados e fortalecidos.

*Nivaldo Rodrigues de Souza é empresário, membro da Rede Liga, proprietário da RR Materiais Elétricos e presidente da Acic Cianorte.