Outubro Rosa, Novembro Azul e Saúde Financeira • ACIC Cianorte

saude financeira

JOAO_TESTA

Por: João Carlos Testa*

Anualmente, instituições representativas de diversos setores se mobilizam na divulgação de campanhas com foco na saúde da mulher e na saúde do homem. Na ACIC, o Outubro Rosa e mais recentemente o Novembro Azul, fazem parte do nosso calendário de eventos em apoio à Sociedade Civil Organizada. Mas qual é mesmo o significado de saúde? De acordo com o preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: ‘saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.’

Em uma breve pesquisa sobre finanças, encontrei dicas do Educador Financeiro e autor dos livros Terapia Financeira e O Menino do Dinheiro, Reinaldo Domingos, onde ele explica o que, em sua concepção, todos devem fazer para ter saúde financeira. Entre suas dicas estão: faça uma planilha com todos os gastos; destine parte de seus rendimentos (de 10 à 20%) para começar a poupar, sempre atrelando essa poupança a um sonho ou objetivo; seja o mais objetivo possível na hora de comprar; evite a todo custo entrar no limite do cheque especial e pagar a parcela mínima do cartão de crédito; e por fim, lembra o Educador que: “gastar não é sinônimo de felicidade, assim, lembre-se que estar próximo de quem se ama não tem preço”.

A última dica do educador nos leva a refletir, correlacionando sua fala à definição de saúde da OMS. Muitos de nós empresários vivemos em busca de expandir nossos negócios, nos dedicando por horas a fio a calcular minimamente todos os perigos a que estão expostas nossas empresas, no que diz respeito à sua saúde financeira: não adiamos o pagamento de nossas contas, mas adiamos muitas vezes cuidados preventivos com nosso corpo; não cancelamos uma reunião de trabalho, mas cancelamos a consulta ao médico; não negligenciamos nosso compromisso com nossos fornecedores e clientes, mas negligenciamos nossos cuidados conosco.

É importante que tenhamos campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul que ao menos uma vez ao ano nos lembrem que devemos cuidar de nós, para que com saúde física, mental e social, possamos depois e por muito mais tempo, cuidar de nossas empresas e proporcionar saúde financeira para a sociedade.

*João Carlos Testa é Engenheiro Agrônomo, Gerente e Sócio da Celeiro Agrícola e Presidente da ACIC Cianorte.