Parabéns para Nós Empresários – Juntos no mesmo Plano! • ACIC Cianorte

Parabéns para Nós Empresários – Juntos no mesmo Plano!

cursos cpt dia do empresario brasileiro

Parabéns para Nós Empresários – Juntos no mesmo Plano! 1

Por: José Claudiney Rocco

No último dia 10 de outubro, comemoramos o Dia do Empresário Brasileiro, um empresário com um jeito muito singular de ser! Segundo a empresa de planejamento e consultoria empresarial, Hannover do Brasil, “o empresário brasileiro tem a fibra de todos os cidadãos do país: luta em condições adversas, tenta crescer em meio aos ‘gigantes internacionais’, e contribui enormemente para a economia do Brasil”. Entre nossos desafios está pagar nossas contas, obter algum lucro e pagar um salário digno ao trabalhador, tarefa difícil se considerarmos que vivemos em um país em que a carga tributária é assustadora.

Há muito tempo nós percebemos que não estamos atrás dos concorrentes internacionais nem em preço, nem em tecnologia. Conscientes de nossa força e buscando a excelência, desde que assumimos a Associação Comercial e Industrial de Cianorte, eu e meus diretores estamos convidando nossos empresários a estarem ‘juntos no mesmo plano’, mas qual o significado desta fala? Em que estarmos juntos beneficia nossas empresas? O que cada um deve fazer?

Possuir um CNPJ pode fazer de uma pessoa um empresário de direito, mas esta condição não pode fazer desta mesma pessoa, um empresário de fato. Um empresário de fato é reconhecidamente uma pessoa que participa das discussões relativas à classe empresarial de sua cidade, que se envolve, que compartilha seus conhecimentos de forma a somar forças, com o objetivo de conquistar espaço e representatividade. Um empresário de fato compartilha do todo, toma uma posição ativa, contribuindo na resolução de problemas, ajudando a encontrar soluções para sua classe, com novas estratégias que possam tornar seus sonhos profissionais, uma realidade de negócios.

Com isso, voltemos ao nosso “plano”, o plano infalível da Associação Comercial e Industrial de Cianorte. Como a própria nomenclatura sugere somos uma associação, assim, não somos feitos de um, somos feitos de uma soma de esforços, de uma congregação de cerca de 700 empresários, com seus mais diversos ramos, e no mínimo um objetivo comum: fortalecer a indústria e o comércio, de forma que se alcance uma cadeia econômica local saudável, onde a ‘troca’ de produtos e serviços possa atender uma premissa básica dos negócios, que é a lei da oferta e da procura. A renda que minha empresa proporciona, vira lucro para outro empresário e vice-versa, então estamos mesmo ligados, de muitas formas.

Portanto caros colegas, enfatizo hoje que estamos todos juntos no mesmo plano, comemorando e reivindicando merecido reconhecimento por nossa contribuição à economia brasileira. Parabéns para todos nós que somos a base que sustenta a economia deste imenso país!

* José Claudiney Rocco é empresário, acadêmico do Curso de Administração de Empresas, professor, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Segurança, Ex-Governador de Rotary International, Vice-Presidente da FACIAP para Assuntos Estratégicos e presidente da Associação Comercial e Industrial de Cianorte.