União, Inovação e Prosperidade

innovation

innovation

União, Inovação e Prosperidade 1

Por: José Claudiney Rocco

Quando se fala em inovar, temos a impressão de que essa deve ser uma atitude particular do empresário, para agregar valor aos seus produtos e serviços, mas inovar está muito além disso. Quando todo um setor se mobiliza e inova junto, cria referência para seu entorno, gerando prosperidade para todos.

Tomemos como exemplo o I Fórum Moda Cianorte realizado recentemente pela Associação Comercial e Industrial de Cianorte, que discutiu o futuro almejado para o mercado atacadista de moda de Cianorte. Nossa iniciativa de traçar estratégias que tragam soluções que possibilitem inovações no setor, estimulando assim o desenvolvimento do mercado local; ganhou adeptos de peso que conhecem os desafios deste mercado, e assim está sendo possível compartilhar experiências para iniciar um trabalho que visa a inovação, como meta para alcançar a prosperidade.

Durante todo o processo de organização deste evento, ficou muito claro que ao iniciar um planejamento que busque a inovação, é necessário ter um diagnóstico de todo o processo envolvido em um negócio, seja ele qual for. É então necessário considerar quem faz, o que faz, como faz em todos os seus aspectos: históricos, culturais, sociais e políticos.

Um dos maiores entraves para a inovação em um setor não é a falta de leis, a falta de incentivo político, a falta de dinheiro, ou a falta de ideias; mas sim, a falta de envolvimento, de participação, de união. Enquanto muitos estão constantemente buscando culpados para os problemas, os concorrentes estão propondo soluções, entrando em acordo, somando alternativas e assim andando sempre à frente.

Inovar para crescer junto, é o único caminho em tempos de mundo tão instantâneo e globalizado. É a atitude conjunta que vai entoar um grito mais forte para o seu setor, reivindicar junto toda e qualquer melhoria que possibilite o crescimento de todos, garantindo prosperidade para seus negócios.
Juntos no mesmo plano, um ampara o outro! Sozinho, todas as consequências são suas!

José Claudiney Rocco é empresário, acadêmico do Curso de Administração de Empresas, professor, Vice-Presidente do Conselho Municipal de Segurança, Ex-Governador de Rotary International, Vice-Presidente da FACIAP para Assuntos Estratégicos e presidente da Associação Comercial e Industrial de Cianorte.

Compartilhar